quinta-feira, 14 de maio de 2020

Viajando pelos Grandes Prémios de Marcha: Grândola

Fotomontagem: O Marchador
O Grande Prémio de Marcha Atlética de Grândola foi um dos eventos mais emblemáticos e acarinhados de quantos os realizados no nosso país e em que num sem número de vezes proporcionaram a queda de recordes pessoais e nacionais nas principais distâncias da especialidade, tanto no setor masculino (20 km) como no setor feminino (10 km/20 km).

Foram 19 as edições realizadas, a primeira a 22 de junho de 1991 e as restantes, que se prolongariam até 2010, com uma interrupção em 2008, quase sempre disputadas na primeira quinzena de janeiro, estabelecendo-se, ao longo de várias edições, uma parceria entre o Clube Recreativo “O Grandolense” e a Câmara Municipal de Grândola.

A autarquia de Grândola assumiu-se como o grande suporte do Grande Prémio, que contou com o apoio institucional do Setor de Marcha da Federação Portuguesa de Atletismo e a colaboração técnica da Associação de Atletismo de Setúbal que juntou ao evento a realização dos seus campeonatos distritais de marcha.

Tal foi a importância do evento no conjunto das provas do calendário nacional da especialidade (e eram várias as iniciativas do género, disseminadas pelo território nacional) que era ponto de observação dos atletas com vista à definição de seleções nacionais em encontros internacionais de marcha.

Uma das caraterísticas de marca da organização da prova, que tinha por palco um agradável circuito, eram os cuidados que a Câmara Municipal colocava no seu embelezamento, na informação ao público, na escolha de adequadas faixas musicais e até no convívio final.

Aos Grandes Prémios de Grândola, que a Câmara Municipal colocava à disposição de atletas, treinadores e dirigentes um autocarro que partia de Lisboa, acorriam um número muito significativo de atletas de norte a sul do continente, das regiões autónomas e de Espanha. A própria Câmara chegou a apoiar a realização de estágios da seleção nacional de marcha.

A nível individual, José Urbano, do Sport Lisboa e Benfica, e Isilda Gonçalves, do Clube Desportivo do Montijo, foram os vencedores da edição inaugural (1991). João Vieira e Susana Feitor, em representação do Clube de Natação de Rio Maior, foram os atletas mais destacados no historial da competição, o primeiro com 9 vitórias e a segunda com 14. Susana Feitor viria mesmo a bater o recorde nacional dos 10 quilómetros na IV edição, disputada a 15 de janeiro de 1994, com o tempo de 43:30, recorde que ainda se encontra em vigor nos escalões Sub-20 e Sub-23, ela que nesse ano conquistava a medalha de prata nos 5.000m marcha dos Mundiais de Juniores, realizados em Lisboa. Curiosamente, também nessa mesma edição de 1994, Inês Henriques triunfava no escalão de iniciadas, depois de em 1993 ter ganho a prova de infantis, e Sofia Avoila vencia no escalão de juvenis sagrando-se, no ano seguinte, campeã europeia de juniores.

Para a memória bem pode ficar a história dos três velhos que numa dessa edições assistiam às provas próximo de uma das extremidades do percurso. Pacatamente encostado ao tronco de uma árvore, cana na mão, comentava um, lá do fundo da sua pachorra, enquanto via passar alguns atletas já visivelmente cansados:

- Isto é um balanço! Isto é um balanço!

Respondeu-lhe um dos companheiros:

- É, isto é um balanço. E é um balanço difícil!


Para a história do Grande Prémio de Grândola fica o registo dos nomes dos vencedores absolutos nas principais provas:

1991: José Urbano (SL Benfica) e Isilda Gonçalves (CD Montijo);
1992: José Urbano (SL Benfica) e Isilda Gonçalves (CD Montijo);
1993: José Urbano (SL Benfica) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
1994: José Magalhães (AC Alfenense) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
1995: José Magalhães (AC Alfenense) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
1996: Sérgio Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
1997: Sérgio Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
1998: João Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
1999: João Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
2000: José Urbano (SL Benfica) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
2001: João Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
2002: José Urbano (SL Benfica) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
2003: João Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
2004: João Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
2005: João Vieira (CN Rio Maior) e Kristina Saltanovic (Interwalk-LTU);
2006: João Vieira (CN Rio Maior) e Inês Henriques (CN Rio Maior);
2007: João Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior);
2008: Não se realizou;
2009: João Vieira (CN Rio Maior) e Vera Santos (JOMA);
2010: Sérgio Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior).