sexta-feira, 8 de maio de 2020

Recordando o recorde mundial do guatemalteco Julio Martínez em 1999

Julio Martínez em competição, com a equipa da Guatemala
numa das edições da Corunha, e na atualidade.
Fotos: Prensa Libre/Guatemala e arquivo «O Marchador»
Montagem: O Marchador
Foi no dia 8 de maio de 1999, portanto há precisamente 21 anos, na cidade alemã de Eisenhüttenstadt, durante o VI Grande Prémio Internacional de Oder-Neibe, que Julio Martínez cometeu a proeza de bater o recorde mundial dos 20 km marcha com o tempo de 1:17:46. Com este resultado, o marchador centro-americano superava por dezoito segundos o anterior máximo mundial, que desde 1994 estava na posse do chinês Bo Lingtang.

Naquele evento classificaram-se nos lugares imediatos três mexicanos: Alejandro López (1:17:56), também ele com marca superior à do anterior recorde mundial, Joel Sánchez (1:19:00) e Daniel García (1:19:05). O alemão Andreas Erm foi quem quebrou a hegemonia latino-americana ao classificar-se na quinta posição, com 1:19:24. Entretanto, e daí para cá, o recorde de Martinez foi suplantando por outros cinco marchadores: Paquillo Fernández, Jefferson Peréz, Vladimir Kanaykin, Yohann Diniz e Yusuke Susuki.

Este feito de Julio Martínez constituiu o maior sucesso do desporto da Guatemala e um enorme impulso na atração de jovens guatemaltecos para a marcha atlética culminando, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com a medalha de prata de Erick Barrondo, a única medalha alcançada por desportistas guatemaltecos em Jogos Olímpicos, mas prosseguindo, nos dias de hoje, com outros atletas a obterem resultados de valia internacional.

Julio Martínez era treinado por José Alvarado, um nome conceituado no mundo da marcha. Mexicano de nascimento, foi treinador de campeões como Ernesto Canto e Carlos Mercenario, mas no final da década de 80 do século passado decidiu iniciar um projeto novo: promover a marcha atlética na Guatemala, país fronteiro com o México. Aí viu um projeto seu ser aprovado pelo Comité Olímpico da Guatemala, logo começando a trabalhar com um pequeno grupo de marchadores.

No regresso à Guatemala, Julio Martínez era aguardado por milhares de pessoas nas imediações do aeroporto La Aurora e nas artérias que o conduziriam, em viatura descapotável, num enorme cortejo automobilístico, à Praça do Obelisco, no centro da cidade onde aí foi recebido por muita gente que saudava o herói com cartazes e bandeirinhas, tendo sido condecorado pelo presidente da Câmara Municipal da capital com a Ordem Carlos “Pepino” Toledo. O próprio Presidente da República recebera-o no Salão Nobre do aeroporto manifestando o seu orgulho e agradecimento, em nome do povo guatemalteco.

Julio René Martínez Sicán, que completará 47 anos de idade em setembro próximo, registaria ainda outro excelente resultado, aquando da Taça do Mundo de Podebrady, em 1997, onde foi quinto classificado com a marca de 1:18:51. Participou nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Sydney 2000, e Atenas 2004. Advogado de profissão, mantém a sua ligação ao desporto, integrando o Departamento Jurídico da Confederação Desportiva Autónoma da Guatemala.