domingo, 24 de maio de 2020

Evocando Carlos Albano no dia do seu aniversário

Carlos Albano nos 20 km marcha dos Campeonatos de Portugal - Jamor 1984.
Foto: arquivo «O Marchador»
O visiense Carlos Eduardo Albano festeja hoje o seu 75.º aniversário, motivo pelo qual a equipa do blogue “O Marchador” envia-lhe um forte abraço de parabéns.

Foi o primeiro atleta português - tinha na ocasião 29 anos de idade - a especializar-se na marcha, aquando da sua reintrodução no nosso país, na época de 1974/75. Tudo começou quando assistia pela televisão, na sua casa, aos Campeonatos Europeus de Atletismo, no verão de 1974, em Roma, observando com grande entusiasmo o decorrer das provas de 20 e 50 km marcha masculinos, na companhia do seu primo Fonseca e Costa, e de Rui Mingas.

A partir daí Albano, que era funcionário da Empresa Nacional de Urânio, sediada na Urgeiriça, iniciou os treinos da forma que podia e aproveitou para colocar em prática os conhecimentos da técnica numa competição de marcha disputada a 1 de dezembro de 1974, no Parque do Fontelo, que reuniu várias centenas de atletas, uma iniciativa de José Madeira, prova que venceu.

Foi o início de uma carreira pautada por uma enorme dedicação à modalidade que o fez merecer a honra de integrar a histórica seleção portuguesa que participou na Taça do Mundo de Marcha, em Nova Iorque, no ano de 1987, na primeira vez que o país levava atletas a um grande evento coletivo da especialidade.

Carlos Albano que nos primeiros anos de atividade competitiva da marcha em Portugal era presença assídua em provas que se organizavam em várias localidades do concelho de Vila Franca de Xira, sempre em representação da Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, era um dos grandes marchadores daqueles tempos.

Um bom companheiro e amigo, de ontem e de hoje, foi dele e de um outro colega de trabalho que nasceu a ideia da criação do emblemático Grande Prémio da Urgeiriça. Foi medalhado em dois Campeonatos de Portugal, na distância de 20 km: em 1980, no Restelo, terceiro atrás do José Pinto e do Dinis Santos, e em 1984, no Jamor, segundo, depois do Pinto.

José Pinto que era o melhor português na distância e que possui a melhor classificação de um português na prova de 50 km de uns Jogos Olímpicos, conhecia bem o Carlos Albano com quem privava mais assiduamente quando ambos faziam estágios em Canas de Senhorim – os dois eram orientados tecnicamente por Adriano Pereira que exerceu as funções de TNM, e não tanto nas provas pois estas, por vezes, dividiam-se em jornadas matinais (juniores e outros escalões) e vespertinas (seniores). Mas o finalista olímpico dos Jogos de Los Angeles, em 1984, recorda-nos uma prova que ficou especialmente gravada na sua memória.

A 11 de janeiro de 1981 o Clube de Futebol “Os Belenenses”, que tinha uma grande equipa de marchadores e em que eu representei por vários anos, organizou na pista de cinza do Estádio do Restelo o 2.º Grande Prémio Sumol. No 5.000 metros marcha, com todos os melhores atletas portugueses a competir, o despique pelos primeiros lugares foi renhidíssimo e eu e o Carlos Albano terminamos a prova ao sprint. Ambos realizamos o mesmo tempo (o júri deu-me a vitória) e batemos o recorde nacional que era pertença do Paulo Alves”.