quarta-feira, 24 de agosto de 2016

México abre Challenge de 2017 com duas provas

Ciudad Juárez já em 2016 foi o primeiro grande prémio do
Challenge de Marcha da IAAF. Foto: IAAF
O Conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) aprovou na sua reunião realizada em 11 de Agosto no Rio de Janeiro, por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos, o calendário dos grandes prémios que integram o Challenge Mundial de Marcha para o próximo ano.

As competições são as seguintes:
12 Março (domingo) – Ciudad Juárez, México;
19 Março (domingo) – Monterrey, México;
1 Abril (sábado) – Rio Maior, Portugal;
15 Abril (sábado) – Taicang, China;
3 Junho (sábado) – Corunha, Espanha.

Entre outras decisões tomadas pelo Conselho da IAAF, dá-se conta da não realização dos Campeonatos do Mundo de Nações de Marcha Atlética previstos para a cidade russa de Cheboksary, em 2018, abrindo-se o processo de candidaturas em setembro deste ano. É expectável que, pelo menos, as autoridades desportivas do México e do Equador renovem a pretensão de levar a efeito a competição e que outros países avancem com novas candidaturas.

Recorde-se que, em 2013, Cheboksary tinha ganho a organização dos mundiais de marcha por nações tanto de 2016 como de 2018, tendo a primeira daquelas edições da prova sido entretanto retirada à cidade da Chuváchia na sequência do banimento da Rússia das competições oficiais de atletismo, tendo a competição sido depois reatribuída a Roma, que a levou a efeito nos dias 6 e 7 de maio passados.