Pedro Isidro. Foto: COP |
Com uma marca pessoal de 3.55.44 nos 50 km marcha, obtida nos Campeonatos do Mundo de Pequim, em 2015, o atleta ribatejano vai participar nos seus segundos Jogos Olímpicos, depois da estreia nos Jogos de Londres, em 2012.
Este ano sagrou-se campeão nacional dos 20 km marcha, competição realizada na Batalha, no distrito de Leiria.
A “O Marchador” Pedro Isidro, amavelmente, respondeu a algumas questões.
1 - Como tudo aconteceu e qual a sua primeira prova?
Tudo aconteceu através da ADES (Associação Desporto Especial de Santarém) e do Ninho (Centro de Educação Especial do Concelho de Rio Maior O Ninho), onde participei em provas integrado num grupo treinado pelo Egídio Bernardes e que incluía Paulo Coelho, Ivo Ferreira, Timóteo Pires, Fernando Silva, Olavo Rodrigues, Catarina Cameiro, Mara Gomes, entre outros. Lembro-me de um fim-de-semana em Viseu, em Abril de 1997, em que fiz provas de corrida e de marcha. Por sinal não queria fazer marcha, mas como o grupo fazia...
2 - O segredo para o sucesso conquistado?
Acho que foi o meu empenho e a dedicação na prática da marcha, especialmente por várias mudanças, como ter vindo para Lisboa, em 2003, ter passado a representar o SL Benfica e ter o Luís Dias como treinador.
3 - Quais os objetivos para o Rio de Janeiro?
Representar bem Portugal numa competição tão importante como os Jogos Olímpicos, dignificar a disciplina da marcha atlética e fazer a melhor classificação possível nos 50 km.