terça-feira, 16 de agosto de 2016

Marcha de 492 dias leva Sergey Lukyanov ao Rio

Sergey Lukyanov já chegou ao Rio de Janeiro, cumprindo o
primeiro grande objectivo da sua volta ao mundo em marcha.
Foto: Youtube
A caminhada de Sergey Lukyanov começou a 1 de Abril de 2015 e só agora chegou ao Rio de Janeiro. Ao fim de um ano, quatro meses e uma semana, o marchador de Sampetersburgo chegou à cidade-sede dos Jogos Olímpicos, cumprindo o objectivo de ligar a pé a cidade russa de onde partiu à cidade brasileira onde chegou a 7 de Agosto, muito a tempo de assistir às provas de marcha do programa de atletismo dos Jogos.

Lukyanov percorreu mais de 18.200 quilómetros a andar, com a excepção da transposição do oceano Pacífico, feita em viagem aérea entre Singapura e Santiago do Chile.

A viagem teve início na Praça do Palácio, em Sampetersburgo, com uma mochila de que não se separaria em toda a viagem, com os seus sete quilos de carga. Em território russo caminhou 50 a 60 quilómetros por dia, uma média que iria baixar nos outros países, onde andou diariamente um pouco menos que 40 quilómetros.

Mas o caminho não foi isento de surpresas. Na China, o visto não lhe permitiu senão abandonar o país o mais depressa possível. Por essa razão acabou por cumprir 140 quilómetros em dois dias a fim de evitar multas por excesso de tempo de permanência no país outrora conhecido como Império do Meio.

Chegado ao Rio de Janeiro com seis pares de sapatilhas gastos, Lukyanov tem agora a esperança de conhecer a mais famosa «estrela» do desporto brasileiro, Pelé, antes de iniciar a viagem de regresso, que espera terminar na próxima Primavera, no mesmo local de onde saiu para esta aventura.

Actualmente com 60 anos, Sergey Lukyanov foi designado mestre do desporto na antiga União Soviética, pelos desempenhos nos 50 km marcha. Em 50 anos de actividade desportiva participou em mais de 1350 provas.

Fonte: Sputnik News