terça-feira, 12 de julho de 2016

Os oficiais nos Campeonatos da Europa de Sub-18 em Tbilisi

Sebastian Coe e Dolores Rojas, a juiz chefe de marcha.
Foto: fb Guillermo Sandino Leira
Os campeonatos da Europa de Juvenis (Sub-18), que terão lugar em Tbilisi, na Geórgia, de 14 a 18 deste mês, terão a presença de oficiais portugueses no painel do ajuizamento da competição, organizada pela Associação Europeia de Atletismo e pela Federação de Atletismo da Geórgia.

Para o cargo de Delegado Técnico, a função mais importante na estrutura da competição, a Associação Europeia nomeou o português Samuel Lopes e o irlandês Pierce O’Callaghan, os dois com ligações à marcha atlética. No passado, Samuel Lopes integrou o painel nacional de Juízes especialistas de Marcha de Grau A, e vai fazer parte da equipa de Oficiais Técnicos Internacionais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, função que já desempenhou em Pequim’2008. Quanto a Pierce O’Callaghan, é juiz internacional de marcha e nessa qualidade vai ser um dos juízes indicados para as provas de marcha dos Jogos do Rio, depois de ter estado nos de Pequim e Londres. Tem sido indicado para cargos da mais elevada importância em eventos internacionais. Foi marchador e ganhou 16 títulos nacionais. Interveio ativamente na campanha que conduziu à eleição de Sebastian Coe para presidente da IAAF.

A equipa de Juízes de Marcha será constituída pela espanhola Dolores Rojas, que exercerá as funções de Chefe, a mais graduada (nível III da IAAF) e que atuou nos Jogos Olímpicos de Londres, pela dinamarquesa Inge-Marie Schöler, pelo britânico Ian Richards, pela italiana Mara Baleani, e pelo romeno Stefan Alexandru.

A equipa de Oficiais Técnicos será chefiada por Luca Verrascina, o responsável pela estrutura da arbitragem em Itália, e um dos oficiais nomeados para o Rio de Janeiro, pelo português Rui Loução, pelo esloveno Andrej Udovc, pelo israelita Amit Ne’eman, pelo sueco Claes Jurstrand e pelo francês Jean-Marcel Martin.