sexta-feira, 8 de julho de 2016

Olive Loughnane recebeu a medalha de ouro

Olive Loughnane e a medalha de ouro recebida em Amesterdão.
Fotos: Martin Rickett/PA e Jeff Salvage/Racewalk.com
Montagem: O Marchador
7 anos depois dos Campeonatos Mundiais de Berlim, a irlandesa Olive Loughnane teve a suprema honra de receber a medalha de ouro correspondente à prova dos 20 km marcha daqueles mundiais de 2009, pelas mãos de Sebastian Coe, presidente da Federação Internacional de Atletismo.

Loughnane, que se classificara na segunda posição mas devido ao escândalo do doping que assolou o atletismo russo e, apurando-se que a vencedora, Olga Kaniskina, esteve envolvida, viu agora ser-lhe reconhecido o mérito numa cerimónia realizada no decorrer da primeira jornada dos campeonatos europeus de atletismo, que decorrem em Amesterdão.

A campeã irlandesa, agora com 40 anos, e retirada das lides do atletismo desde 2013. Emocionada após assistir ao hastear da bandeira irlandesa e ouvir o hino do seu país disse que foi indescritível o que sentiu e que estava muito feliz por poder compartilhar estes belos momentos com a sua família e os seus fans.

Com a medalha de ouro de Olive Loughnane, ascende à medalha de prata a chinesa Liu Hong, à medalha de bronze a russa Anisya Kirdyapkina, classificando-se na quarta posição a portuguesa Vera Santos.

É a quarta medalha de ouro que a Irlanda conquista em campeonatos mundiais de atletismo. Além de Loughnane, sagraram-se campeões mundiais Eamonn Coghlan (5.000 m), em 1983, Sonia O'Sullivan (5.000 m), em 1995, e Rob Heffernan (50 km marcha), em 2013.