domingo, 25 de janeiro de 2026

Setúbal certifica novos juízes especialistas de marcha atlética

Formadores (José Ganso e José Santos) e foto de família.
Fotos: José Ganso/AsAS. Montagem: O Marchador

No passado dia 17 de janeiro, o Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento acolheu uma ação de formação e certificação de juízes de marcha atlética, com vista à integração nos Painéis Regionais. numa organização conjunta da Associação de Atletismo de Setúbal, através do seu Conselho de Arbitragem, presidido por António Tavares, e da Federação Portuguesa de Atletismo.

Enquadrada no 22.º evento deste género, desde 1991 — o primeiro realizado com este objetivo específico em todo o país nos últimos cinco anos — a ação contou com a orientação de dois experientes e qualificados Juízes de Marcha: José Ganso, Juiz Internacional do Painel Gold da World Athletics, e José Santos, Juiz Internacional do Painel Silver da mesma entidade. Ambos foram os responsáveis pelas componentes teórica e prática da formação, esta última com a colaboração de atletas do Solar dos Leões de Almada.

O curso foi frequentado por 12 formandos do distrito de Setúbal e uma de Lisboa, tendo incluído a explanação da Regra 54, a realização de exercícios práticos na sala do Complexo e, posteriormente, trabalhos na pista, centrados na análise da progressão dos marchadores, bem como orientações sobre o manuseamento e finalidade dos diversos impressos utilizados em competição.

A certificação, conforme é habitual para este nível de graduação, compreendeu provas práticas — baseadas na análise da evolução dos atletas em testes previamente definidos —, bem como testes escritos e orais.

O sucesso da iniciativa foi amplamente reconhecido, destacando-se a forte interação entre formandos e formadores. Os resultados dos exames, já tornados públicos, determinaram a integração de 11 novos juízes no painel de especialistas da Associação de Atletismo de Setúbal e de uma no painel da Associação de Atletismo de Lisboa.

Os formadores deixaram uma mensagem de apreço e incentivo, sublinhando:

Os mais sinceros parabéns a todos os candidatos aprovados, que passam a integrar o quadro de juízes especialistas de marcha atlética de grau regional. Que este seja apenas o início de um percurso de crescimento, aprendizagem e sucesso, pautado pelo rigor, dedicação e paixão pela modalidade, contribuindo ativamente para a valorização da marcha atlética.

Com esta ação, Setúbal reforça a sua liderança nacional no número de formandos nesta área específica do ajuizamento ao longo dos últimos 35 anos, atingindo o total de 102 participantes, seguido de Lisboa, com 84, e Santarém, com 77.

Para registo, apresentam-se os nomes (por ordem alfabética) dos novos juízes especialistas de marcha atlética:

António Tavares, Carlos Pedro, Catarina Santos, Cristiana Silva, Diogo Santos, Dulce Tavares, Erica Dias, Miguel Dias, Pedro Correia, Sandra Santos, Vítor Correia e Vítor Santos.