sábado, 24 de janeiro de 2026

Guadix recebe este domingo a 38.ª edição do seu Grande Prémio

Imagens: Comité Organizador Local. Montagem: O Marchador

A cidade de Guadix, na província de Granada (Espanha), volta a acolher o Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética “Cidade de Guadix”, que este domingo leva a efeito a sua 38.ª edição. Trata-se de um evento de grande prestígio, integrado no World Athletics Race Walking Tour, na categoria Bronze. A competição tem início marcado para as 9h30 e contará com a presença de alguns dos mais credenciados atletas mundiais da especialidade.

A organização do evento terá o forte empenho do treinador nacional do país vizinho, Jacinto Garzón, e contará com a colaboração da Junta da Andaluzia, da Câmara Municipal de Guadix e do clube desportivo local. O Grande Prémio está integrado na denominada “Semana Internacional de Marcha Atlética”, uma iniciativa que decorre de 22 a 25 de janeiro e que envolve também a comunidade estudantil, através da realização de treinos educativos e ações de divulgação da disciplina.

Esta semana especial conta com a participação ativa da campeã mundial e olímpica María Pérez, bem como de atletas e treinadores de Espanha e da Irlanda, trazendo a Guadix uma numerosa delegação de jovens marchadores.

A memória e o legado de Manuel Alcalde são, uma vez mais, lembrados, razão pela qual a organização mantém o seu nome no cartaz do evento. Falecido aos 47 anos, Manuel Alcalde foi o grande dinamizador da marcha atlética na região e fundador da Escola de Marcha de Guadix. Representou a Espanha nos Jogos Olímpicos de 1984 e 1988, bem como nos Campeonatos do Mundo de 1983, 1987 e 1991, somando 29 internacionalizações.

Antes da competição, que deverá contar com cerca de 400 atletas e atrair mais de 2.000 espectadores, com transmissão em streaming, terá lugar um Seminário Internacional dedicado a temas relevantes da disciplina, reforçando o estatuto de Guadix como uma referência mundial na marcha atlética.

Refira-se ainda que a organização decidiu associar-se aos três dias de luto oficial em memória das vítimas do trágico acidente ferroviário ocorrido em Adamuz (Córdova). Em sinal de respeito, os atletas usarão uma faixa preta nos dorsais e será observado um minuto de silêncio.

Consulta a lista de inscritos no grande prémio, aqui.