sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

EMA 2025: Rosetta La Delfa (W45) e João Vieira (M45), os melhores na marcha atlética

Fotos: Enyo Freitas e José Evangelista Piçarra.
Montagem: O Marchador.

A EMA – European Master Athletics elegeu como os melhores marchadores veteranos no ano de 2025, a italiana Rosetta La Delfa e o português João Vieira, ambos pertencentes ao escalão etário dos 45-49 anos.

O anúncio foi feito no «site» da EMA por Giovanni Tracanelli, vice-presidente do organismo para a área de competições e teve em consideração as nomeações dos membros do conselho e avaliações de painéis de especialistas.

Rosetta La Delfa, de 48 anos de idade, habitual participante em eventos internacionais master, já detentora de títulos europeus anos anteriores, reservou para 2025 a sua atuação nos EMACS - Campeonatos da Europa de Atletismo para Veteranos na Madeira, onde conquistou os títulos em disputa no seu escalão e nas provas em que participou, os 5.000 metros na pista em Câmara de Lobos e os 10 km em estrada no Machico. Na lista de recordes europeus obtidos em 2025 há referência à marchadora italiana nos 3.000 metros em pista coberta, com 13:39.13, em Ancona (22/2).

João Vieira, de 49 anos (completa 50 no próximo dia 20 de fevereiro), atleta olímpico que recentemente tomou parte nos 35 km dos mundiais de Tóquio, apenas este ano fez uma incursão em provas internacionais masters, como foi o caso dos EMACS na Madeira, obtendo, sem surpresa, as medalhas de ouro nas três provas do seu escalão, os 5.000 metros em Câmara de Lobos, os 10 km e também os 20 km no Machico. Nas melhores marcas europeias deste ano na estatística da EMA em estrada, João Vieira tem um registo nos 30 km de 2:15:39, marca de passagem quando da prova de 35 km na capital japonesa (13/8).

O artigo da EMA, com os vencedores nas várias disciplinas do atletismo, está disponível aqui.

Já no que diz respeito aos vencedores da categoria geral, os eleitos para os melhores veteranos 2025 foram, nos femininos, a britânica Sarah Roberts (W75), e nos masculinos, o francês Jean Luis Esnault (M85). Ver artigo próprio da EMA, aqui.

As premiações estão previstas para Toruń, na Polónia, por ocasião dos EMACI - Campeonatos da Europa de Pista Coberta, evento a realizar-se no período de 27 de março e 2 de abril do corrente ano.