![]() |
| A partida da Maratona de Marcha em Porto de Mós e os pódios absolutos masculino e feminino. Fotos: fb FOTOS Oliveirinha. Montagem: O Marchador |
Neste domingo (25/1) em Porto de Mós, sob chuva quase constante, mas sem frio e apenas algum vento ao início da manhã, disputou-se a primeira edição do Campeonato Nacional de Marcha em Estrada na nova distância da Maratona, evento que apurou como campeões nacionais absolutos, João Vieira, do Sporting Clube de Portugal, e Joana Pontes, do Grupo de Atletismo de Fátima, com destaque para o facto desta atleta ter ficado automaticamente selecionada para o Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha a disputar em Brasília, em abril próximo.
Nos masculinos, com 6 atletas à partida, o favoritismo atribuído a João Vieira, apesar dos seus 49 anos de idade, foi confirmado com destacada vitória na prova, registando 3:20:43, marca aquém do exigido para Brasília (3:19:30 na obtenção do título e qualificação de 3:16:30). Até cerca dos 25/26 km de prova foi tendo a companhia dos sub-23 Eduardo Camarate, do SL Benfica, e do seu colega de clube, o espanhol Pedro Callado Gómez, que viriam a abandonar, o mesmo destino que teve Hélder Santos, do GD Estreito, este que terá completado cerca de 30 km.
Nos lugares de acesso ao pódio masculino entraram Amaro Teixeira, do AC Póvoa de Varzim, segundo classificado, com 4:06:34, e Ricardo Vendeira, da ACR Senhora do Desterro, terceiro com 4:10:03.
Nos femininos, Joana Pontes cometeu a proeza de cortar a meta na segunda posição da geral masculinos/femininos, obtendo 3:51:23, marca que supera a referência exigida à campeã nacional (3:52:30) nos critérios federativos para Brasília, apesar de distar da marca de qualificação (3:50:00).
Joana Pontes foi a única atleta a completar a distância, assinalando-se as desistências, ainda antes dos 30 km, de Isa Ferreira, da J Vidigalense, e Inês Mendes, recém integrada no Sporting CP, que chegou a liderar durante boa parte da prova.
Em virtude da fraca participação quantitativa e ainda dos abandonos verificados, ficaram por atribuir os títulos coletivos e os individuais sub-23.
Numa organização de bom nível, foi pena que, a avaliar pelas publicações no site da FPA, estes campeonatos nacionais de marcha não tivessem merecido uma apresentação prévia dos mesmos, ainda para mais tratando-se da edição inaugural da Maratona na disciplina, a exemplo do que sucedeu para outros campeonatos nacionais de estrada, o último dos quais os 10 km de corrida na Figueira da Foz (critérios!).
Uma referência ainda para o facto positivo da organização, em face das condições climatéricas, ter tido o cuidado de instalar tendas na zona de abastecimento, abrigando assim os representantes dos clubes nas tarefas que lhes estavam associadas durante mais de 4 horas de prova.
Classificações
Maratona masculina
1.º, João Vieira, 1976 (Sporting CP), 3:20:43
2.º, Amaro Teixeira, 1989 (AC Póvoa de Varzim), 4:06:34
3.º, Ricardo Vendeira, 1981 (ACR Senhora do Desterro), 4:10:03
Desistentes: Eduardo Camarate, 2006 (SL Benfica) - sub-23, Hélder Santos, 1996 (GD Estreito) e Pedro Callado Gómez, Espanha, 2005 (Sporting CP) - sub-23.
Maratona feminina
1.ª, Joana Pontes, 2000 (GA Fátima), 3:51:23
Desistentes: Inês Mendes, 2003 (Sporting CP) e Isa Ferreira, 2006 (J Vidigalense) - sub-23.
