![]() |
| Imagens: Club d’Atletisme Runners elvendrell. Montagem: O Marchador |
El Vendrell, município da Espanha, na comarca de Baix Penedès, província de Tarragona, comunidade autónoma da Catalunha vai receber no dia de amanhã (sábado, 17/1), pela décima primeira vez, o Grande Prémio de Marcha Atlética e pela primeira vez integrado no Circuito Mundial de Marcha da World Athletics (categoria bronze), evento que terá lugar num circuito plano de 1 km, situado na Avenida Palfuriana, entre Coma-ruga e Sant Salvador, com a partida e chegada das provas a ocorrerem na Praça de la Lluna.
O evento, que teve a sua edição inaugural no ano de 2016, é organizado pelo Clube de Atletismo Elvendrell Runners, contando com a colaboração do Departamento de Desporto da Câmara Municipal de El Vendrell e a autorização da Federação Catalã de Atletismo.
As provas terão o seu início às 16h00 com a partida dos meninos e meninas dos escalões Sub10 (1 km) e Sub12 (2 km). A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 3 km para o escalão de Sub14 em ambos os sexos. Pelas 16h35 será a vez de partirem os atletas masculinos e femininos do escalão Sub16, na distância de 5 km.
Pelas 17h15 partirão os atletas para a prova de 10 km e por último, mas a concitar as maiores atenções, assistiremos à principal prova da Meia Maratona, integrando os Campeonatos de Tarragona e Terres de l'Ebre, com partida simultânea (masculinos e femininos) às 18:30 horas, na primeira vez que a nova distância do calendário internacional (incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028) é realizada em Espanha, evento integrado no Circuito Nacional da Associação Espanhola de Marcha Atlética, pontuável para o Troféu AEMA – Fundação José Serna, ora, um bom exemplo vindo dos nossos amigos espanhóis.
A lista de atletas inscritos está disponível aqui.
No ajuizamento das competições estarão Alicia Ruano (WA Silver), a juiz-chefe, Sergio Solana e José Júlio Dias (WA Gold), Adrià Galín e Sergio Moreno (WA Silver), Rafael López e Puri Molina (RFEA A), cuja equipa contará ainda com Luis Santiago (RFEA A) no Secretariado, e Eduard Codinach (RFEA B) na Zona de Penalização.
De referir, igualmente, a iniciativa que marca a manhã de sábado com o clube organizador a promover um seminário sobre a disciplina, abrangendo temas que se anteveem bem interessantes, começando com Alex Mancheño, responsável técnico do Cornellá Atlétic com a explanação “Do percurso para a ascensão à elite”, prosseguindo com Alicia Ruano, juíza internacional de marcha, com a dissertação sobre “O ajuizamento da marcha atlética” e terminando com uma mesa redonda em que intervêm grandes figuras da marcha no país vizinho, nomeadamente, Paul McGrath, Raquel González, Alejandro Aragoneses, Álvaro López e José Quintana, isto a propósito da experiência vivida nos Mundiais de Tóquio 2025.
Parabéns aos Organizadores, aqui endereçados na pessoa de Sergi Calatayud.
