quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Alicia Ruano abordou o ajuizamento no Seminário de Marcha Atlética de El Vendrell

A apresentação de Alicia Ruano em El Vendrell.
Fotomontagem: O Marchador

No dia 17 de janeiro de 2026, realizou-se em El Vendrell, na província de Tarragona, comunidade autónoma da Catalunha, o Seminário de Marcha Atlética, reunindo treinadores, atletas e outros agentes ligados à modalidade, com o objetivo de aprofundar conhecimentos técnicos e regulamentares.

Um dos destaques do evento foi a apresentação de Alicia Ruano Martínez, juíza internacional de marcha atlética e membro da Comissão de Marcha da Junta Diretiva do Comité Nacional de Juízes da RFEA, que abordou de forma específica e detalhada a temática do ajuizamento da marcha atlética. Durante sua intervenção, Alicia explicou como funciona todo o processo de ajuizamento da disciplina, desde a observação técnica nas provas, passando pelo processo comunicacional até a tomada de decisões pelos juízes.

A palestrante deu especial ênfase aos impressos utilizados no ajuizamento, esclarecendo a finalidade de cada documento, a forma correta de preenchimento e a sua importância de modo a garantir-se transparência, coerência e justiça nas competições. Foram também abordados aspetos referentes à operacionalidade da Zona de Penalização, à função específica do Juiz-chefe e o registo do trabalho dos juízes de marcha.

Alicia Ruano foi a Juiz-chefe do Grande Prémio Internacional de El Vendrell, evento incluído na categoria Bronze do Circuito Mundial da World Athletics, cujo jurado, para além da presença de juízes espanhóis das categorias Gold, Silver e Bronze da WA, integrou a presença de um especialista internacional português, evidenciando a elevada qualidade técnica da arbitragem da competição.

O seminário foi considerado extremamente enriquecedor, contribuindo para uma melhor compreensão do sistema de ajuizamento e para o desenvolvimento técnico e organizacional da marcha atlética.