![]() |
| Alegna González. Imagens: Freepik e X Periódico Correo. Montagem: O Marchador |
A marchadora Alegna González celebra mais um ano de vida, completando “27 primaveras”. Exemplo de disciplina, talento e perseverança no atletismo, a excelente especialista mexicana tem sido destaque em grandes competições internacionais.
Natural de Ojinaga, Chihuahua, atingiu o plano de maior relevo com a conquista da medalha de prata na prova dos 20 km marcha dos últimos Campeonatos Mundiais que tiveram lugar em Tóquio e ainda para mais com um recorde continental.
Considerada uma das grandes promessas do desporto mexicano, Alegna já é uma grande referência da marcha atlética, num país com grandes tradições na disciplina e que teve os seus primeiros grandes expoentes em Daniel Bautista (medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1976, e Raúl González, ouro nos Jogos de 1984). Em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris, a atleta chihuahuense foi 5ª classificada, o mesmo resultado obtido nos Jogos de Tóquio, em 2021, sendo que o seu primeiro grande êxito aconteceu em 2018, nos Campeonatos Mundiais Sub-20, que tiveram lugar na cidade finlandesa de Tampere, ao triunfar na prova dos 10.000 metros marcha.
Iniciou-se na marcha atlética aos 8 anos de idade, pelas mãos do seu tio, Jesús Guadalupe González, que foi o seu primeiro treinador. Aos 15 anos de idade, nos campeonatos nacionais, em Monterrey, apesar de se ter classificado na sexta posição, despertou a atenção de Ignacio Zamudio (ex-atleta olímpico em Atlanta 1996), o seu atual treinador, que viu nela a combinação de vários fatores, tais como, intuição, técnica e enorme disciplina, levando-a aos mais altos patamares mundiais.
Tendo como principal objetivo os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, onde pretende seguir o trilho do sucesso, contando, para o efeito, com o apoio financeiro da CONADE, González, que é Cabo da Marinha do México e integra um programa especial para os seus atletas, recebeu em novembro último, e pela segunda vez na sua carreira, o Prémio Nacional do Desporto 2025, a mais alta distinção concedida pelo governo mexicano aos seus desportistas de eleição.
Feliz cumpleaños, Alegna!
