![]() |
| Imagem: IG Worldracewalkchamps. Montagem: O Marchador |
A Copa Brasil de Marcha Atlética vai ser disputada na manhã deste domingo (25), em Brasília, Distrito Federal, contando com a inscrição de 125 atletas, em representação de 36 clubes, provenientes de 11 Estados brasileiros, num programa que inclui as novas distâncias da Meia Maratona (circuito de 1 km), esta com assento no programa dos Jogos Olímpicos 2028, e da Maratona (circuito de 2 km), para masculinos e femininos.
O evento constituirá também um teste organizativo para o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha, que terá lugar precisamente no circuito que vai albergar a prova deste domingo, estando convocados os principais agentes e árbitros brasileiros. O circuito foi medido por Ivan Gomes Junior, medidor de nível A do Painel da World Athletics/AIMS.
A Esplanada dos Ministérios será o palco central do evento, num magnífico cenário, sendo a 3ª etapa do Tour Mundial da World Athletics, na categoria Bronze, e também incluirá as provas dos 10 km Sub-20 e 5 km Sub-18, em ambos os sexos, 5 km Sub-16 masculinos e 3 km Sub-16 femininos, com uma grande representação (28 atletas) do CASO – Centro de Atletismo de Sobradinho.
As grandes figuras do evento, Caio Bonfim, treinado pelos seus pais, Gianetti Bonfim e João Sena, e Viviane Lyra, treinada pelo seu marido, Luís Porto, os campeões em título, competirão na prova da Meia Maratona, notando-se que a Copa Brasil será transmitida pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir das 6:00 locais (em Portugal continental mais 3 horas), sendo imediatamente apurados para o Mundial os campeões seniores e de Sub-20.
O ajuizamento da competição será da responsabilidade dos Árbitros de Marcha, utilizando a expressão no Brasil, nomeadamente, os internacionais Nilton Ferst, Bernardete Conte, Florenilson Itacaramby de Almeida e ainda Lindomar de Oliveira, Mauricio dos Santos Carneiro Junior, João Batista da Silva, Fernando Hollanda Junior, Betania Feitosa e Lucas Ramos. O locutor do evento será o nosso amigo Deraldo Ferreira Oppa.
A marcha atlética no Brasil atravessa uma fase de grande crescimento e fulgor, muito inspirados, é certo, pelo tremendo êxito internacional de Caio Bonfim, mas, acima de tudo, por todo um trabalho bem planificado em todo o país, com atividades técnicas e de formação de juízes especialistas de marcha.
Ainda há uns meses, Wlamir Motta Campos, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em entrevista concedida ao “Correio Braziliense” dizia, a dado passo: “A marcha atlética não existia nos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros) nem nos Jogos da Juventude. Conseguimos trabalhar isso levando sempre o João Sena como referência. Conseguimos inserir nos JEBs e passou a ser obrigatória a prática da marcha atlética no Brasil. Há dois anos, inserimos nos Jogos da Juventude e, hoje, é uma das provas mais concorridas.”
Fonte: CBAt
