Imagens: LOC Paris 2024 e Getty Images. Montagem: O Marchador |
É já amanhã, dia 1 de agosto (5.ª feira), que o Atletismo vai marcar presença nos Jogos Olímpicos de Paris (26 de julho a 11 de agosto) e logo na jornada inaugural com as provas de 20 km marcha para masculinos, às 8h00, e femininos, às 9h50 (horas locais) na jornada inaugural, cujo circuito de 1 quilómetro estará instalado junto à Torre Eiffel, com início no Trocadéro e o seu Parque dos Campeões, passando pela Ponte d’Lena que atravessa o Rio Sena.
No dia 7 de agosto será a estreia da Estafeta Mista de Marcha na distância da Maratona, prova que vem substituir os 50 km masculinos, cujo início está previsto para as 7h30 (horas locais).
No «site» do evento é possível obter as listas de atletas inscritos para cada uma das provas de marcha, dos 20 km masculinos [aqui], dos 20 km femininos [aqui], e ainda dos atletas que compõem as equipas na Estafeta Mista de Marcha [aqui]. As listas finais de saída estarão disponíveis na véspera do início das respetivas provas.
Serão 7 os juízes internacionais de marcha do Painel da World Athletics, que atuarão nestes Jogos: Frédéric Bianchi, da Suíça (Juiz-Chefe), Jean-Pierre Dahm, de França, Daniel Michaud, do Canadá, Steve Taylor, da Grã-Bretanha, Man Chun Yeung, de Hong Kong, Kirsten Crocker, da Austrália e Dolores Rojas, de Espanha. Zuzana Costin, da Eslováquia, será a Secretária do Juiz-Chefe de Marcha.
Uma especial referência para a presença do português Jorge Salcedo, o mais prestigiado juiz português da modalidade, na qualidade de árbitro, a sua sexta nomeação para Jogos Olímpicos depois de Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020.