Em Haryana, Índia, as atletas do pódio feminino e o vencedor masculino. Imagens: YouTube ARN Sports e IG SAI NSSC Bengaluru Montagem: O Marchador |
Os Campeonatos da Índia de pista ao ar livre (competição inter-estadual) que decorreram no Estádio Tau Devi Lal, Panchkula, em Haryana, de 27 a 30 de junho, tiveram no seu programa as provas de marcha na distância de 20 km, num circuito em estrada, com as condições atmosféricas a revelarem-se difíceis (temperatura e humidade elevadas), última oportunidade para que alguns atletas pudessem realizar resultados que lhes permitissem o acesso aos Jogos Olímpicos de Paris, por via dos mínimos estabelecidos ou em função das quotas determinadas.
Na prova masculina, realizada no segundo dia de provas (28/6), às 5:15 horas da manhã, Sanjay Kumar (Rajastan) venceu com o tempo de 1:26:13, obtendo a medalha de ouro, num pódio que ficou completo com a segunda posição de Amit (Haryana), com 1:26:20, e a terceira posição de Vikash Singh (Nova Deli), com 1:27:21.
Na prova feminina, que teve lugar no terceiro dia (29/6), também às 5:15 horas da manhã, o maior destaque vai para Ravina, que terminou na posição cimeira com o tempo de 1:39:53. Medalha de prata para Munita Prajapati (1:40:20) e de bronze para Sejal Anil Singh (1:41:28).
Houve alguma confusão por parte de alguns treinadores no entendimento dos processos seletivos para Paris 2024, mas um elemento da federação indiana prontamente esclareceu que a seleção será baseada no ranking mundial (road to Paris) e atendendo subsidiariamente à condição física dos atletas, vários deles orientados tecnicamente por Tatiana Sibileva, antiga marchadora russa que ganhou alguma notoriedade no plano internacional.
Note-se que no ranking mundial com vista aos Jogos de Paris, 4 marchadores masculinos indianos já cumpriram os mínimos olímpicos estabelecidos pela WA, nomeadamente, Akshdeep Singh (1:19:55, Ranchi), Ram Baboo (1:20:00, Dudince), Vikash Singh (1:20:05, Nomi) e Paramjeet Bisht (1:20:08, Nomi), enquanto do lado feminino está qualificada Priyanka Goswami (1:28:50, Ranchi). Em Antália, no Mundial de Estafeta Mista, a Índia qualificou uma seleção para Paris com Priyanka Goswami e Akshdeep.