Pietro Pastorini. Imagem: Milano Pavia TV. |
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, no dia de ontem (12/7), de um grande amigo, Pietro Pastorini, aos 87 anos de idade.
Figura incontornável da marcha atlética italiana e mundial, Pastorini nasceu a 10 de abril de 1937 em Galliavola, um município na região da Lombardia, província de Pavia, a 50 km de Milão, cidade onde teve intensa e apaixonada dedicação à disciplina como treinador de inúmeros atletas, sendo ainda organizador de eventos e «speaker» na sua inconfundível voz rouca.
Mestre do desporto, conduziu ao pódio internacional Michele Didoni, campeão do mundo em Gotemburgo 1995 nos 20 km marcha com apenas 21 anos, e Giovanni Perricelli, medalha de prata mundial nos 50 km em 1995. Vários outros atletas tiveram sob a sua orientação técnica elevadas prestações em eventos nacionais e internacionais. Em 2017, recebeu a «Quercia al Merito di III grado», a mais alta distinção do atletismo italiano.
Mesmo depois de ter ultrapassado os oitenta anos de idade, e regressado a Lomello, cidade onde viveu durante muitos anos, Pastorini continuou muito ativo e empenhado porque, como teve ocasião de referir «o desporto é cultura, mesmo antes de ser técnica».
A equipa do blogue «O Marchador» endereça sentidas condolências à família de Pietro Pastorini, extensivas aos amigos e companheiros de desporto, em particular da marcha atlética.
Fonte: FIDAL