A marchadora Ana Cabecinha e o canoísta Fernando Pimenta, porta-estandartes em Paris 2024. Imagem: Comité Olímpico de Portugal. Montagem: O Marchador |
A marchadora Ana Cabecinha será portadora da bandeira de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, dia 26 de Julho, função que vai partilhar com o canoísta Fernando Pimenta. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, no Palácio de Belém, durante a na sessão de apresentação de cumprimentos da missão olímpica portuguesa ao Presidente da República.
A escolha de Ana Cabecinha traduz o reconhecimento de um percurso desportivo protagonizado por uma atleta que, apesar dos sucessos registados desde as camadas jovens, tanto no plano nacional como no internacional, nunca deixou de representar o clube de sempre, o Clube Oriental de Pechão. Mas a indicação para porta-estandarte é também a valorização de uma jornada olímpica iniciada em 2008, quando Ana Cabecinha se estreou nos Jogos Olímpicos, competindo sob a chuva de Pequim para terminar os 20 km marcha em oitavo lugar e bater o recorde nacional de Susana Feitor, com a marca que permanece na actualidade como melhor de sempre de uma marchadora portuguesa na distância: 1.27.46 h.
Depois de Pequim-2008, Ana Cabecinha participou sucessivamente nos Jogos de Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, tendo marcada para Paris-2024 a quinta presença olímpica. Ao longo destes 16 anos, a marchadora nascida em Baleizão, no distrito de Beja, obteve por duas vezes o sexto lugar, as suas melhores classificações olímpicas de sempre – em Londres-2012 e Rio-2016.
Com a escolha para partilhar com Fernando Pimenta a condição de porta-estandarte, Ana Cabecinha torna-se a primeira marchadora portuguesa a assumir essa função na abertura dos Jogos Olímpicos.