domingo, 7 de julho de 2024

2005, ano em grande para as marchadoras

Atletas e eventos da marcha portuguesa em 2005.
Fotos: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo e Luís Graça.
Montagem: O Marchador

Nunca antes a marcha portuguesa tinha registado tão bons desempenhos internacionais, neste caso protagonizados pelas atletas do sector feminino. O primeiro grande momento ocorreu na Taça da Europa de Marcha realizada em Miskolc, na Hungria, a 21 de Maio, quando a equipa feminina sénior venceu os 20 km femininos (25 pontos), impondo-se a toda a concorrência, liderada pela Itália, segunda, a apenas um ponto (26 pontos). Susana Feitor, com 1.29.01 h, foi a melhor classificada individual de Portugal, superada apenas pela russa Olimpiada Ivanova (1.28.18). Com o sétimo lugar de Vera Santos (1.31.58) e o 16.º de Maribel Gonçalves (1.34.07), a formação portuguesa conseguia uma prestação colectiva equilibrada, servida ainda pelo 17.º lugar de Inês Henriques (1.35.12). No conjunto de cinco classificações individuais e cinco colectivas da Taça da Europa de Marcha, esta classificação da equipa portuguesa impediu a Rússia de levar para casa todas as medalhas de ouro, tendo vencido individualmente todas as cinco competições e por equipas todas as outras quatro.

Dois anos antes, em Cheboksary (Rússia), Portugal tinha conseguido o terceiro lugar por equipas nos 50 km (masculinos), feito não repetido em Miskolc, mas ainda assim, o grande equilíbrio entre os componentes da equipa nacional dessa distância permitiu um bom quinto lugar: Pedro Martins (20.º, 4.03.28), António Pereira (21.º, 4.04.22), Augusto Cardoso (24.º, 4.05.58) foram os componentes pontuantes da equipa portuguesa, que incluiu ainda Jorge Costa (34.º, 4.19.11). De sublinhar que António Pereira e Augusto Cardoso subscreveram recordes pessoais por margem significativa.

As boas classificações das marchadoras portugueses iriam prosseguir a 7 de Agosto, quando, nos 20 km femininos dos Campeonatos do Mundo de Atletismo de Helsínquia (Finlândia), Susana Feitor conquistou a medalha de bronze, correspondente ao terceiro lugar, com 1.28.44 h. A vitória foi de novo para a russa Olimpiada Ivanova (1.25.41), seguida da bielorrussa Ryta Turava (1.27.05), companheiras de Susana no pódio. Depois do terceiro lugar nos europeus de Budapeste, em 1998, e dos sucessos pioneiros nos mundiais e nos europeus de juniores entre 1990 e 1994, faltava à marchadora de Rio Maior uma medalha individual numa grande competição mundial. O prémio, esperado havia muito, surgia assim em Helsínquia, graças ao melhor resultado da atleta na época e um dos seus melhores de sempre. Na mesma prova, Vera Santos foi 15.ª (1.32.17) e Inês Henriques, 27.ª (1.35.44). Em 1999, a medalha mundial absoluta tinha estado quase a ser alcançada por Susana Feitor, em Sevilha, mas na ocasião ficou-se pelo quarto lugar.

O último grande momento internacional das marchadoras portuguesas foi registado por Vera Santos nos 20 km das Universíadas de Esmirna (Turquia). Competindo na jornada inaugural de 15 de Agosto, ou seja, apenas oito dias depois dos mundiais de Helsínquia, Vera foi segunda classificada, com 1.33.54 h, batida apenas pela chinesa Qiuyan Jiang (1.33.13). A russa Tatyana Sibileva, terceira, fechou o pódio, com 1.34.16 h, enquanto a madeirense Maribel Gonçalves concluía na nona posição, com 1.40.30 h.

Num plano distinto, cabe ainda assinalar que foi também no sector feminino que a marcha portuguesa registou em 2005 o único novo recorde nacional. Tratou-se da marca alcançada por Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão), que a 23 de Julho, nos Campeonatos de Portugal (Estádio Universitário de Lisboa) registou 44.25,36 na prova dos 10.000 m marcha femininos, novo recorde nacional sub-23.

Por fim, merece registo o promissor sétimo lugar de Catarina Godinho nos 5000 m marcha femininos dos mundiais de atletismo para juvenis, em Marráquexe (Marrocos). A jovem atleta do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, juvenil de primeiro ano, cumpriu a prova com um novo recorde pessoal de 24.12,08 m, tendo ainda um ano para permanecer no escalão. Ao longo de 2005, Catarina Godinho foi campeã nacional de juvenis em estrada e em pista, venceu as provas do seu escalão na Taça FPA de Marcha e no Torneio Nacional Olímpico Jovem e ainda foi 20.ª júnior entre 40 participantes na Taça da Europa de Marcha (10.000 m, 52.13).

Menos produtiva foi a colheita anual dos masculinos. Nos 20 km, apenas quatro atletas conseguiram marcas abaixo da hora e meia (João Vieira, Augusto Cardoso, Pedro Martins e Diogo Martins), não tendo assinado qualquer desempenho expressivo nas grandes competições internacionais. João Vieira ainda teve presenças interessantes na Corunha, em Rio Maior, nos Campeonatos de Portugal (Lisboa) e em Grândola, onde fez as quatro melhores marcas nacionais do ano, entre 1.21.56 e 1.26.14 h, mas mais ninguém esteve em destaque. Nos 50 km, o ano não conheceu qualquer resultado abaixo das quatro horas por atletas portugueses.

Entretanto, o jovem Pedro Isidro, que em 2005 cumpriu 20 anos, transferiu-se neste ano para o Sport Lisboa e Benfica. Proveniente do desporto especial, o atleta tinha conquistado títulos europeus e mundiais e batido recordes do mundo nessa vertente (a par de outros marchadores portugueses, como Bruno Fernandez, Marisa Serralheiro e Rosa Pires). Em 2005 foi um dos portugueses que brilharam nas provas de marcha dos Campeonatos Mundiais de Atletismo das INAS-FIDE, realizados em Camberra (Austrália), de 26 a 30 de Setembro. O marchador do Benfica impôs-se nos 10.000 m, com 47.45,51 m, enquanto, na competição feminina, Marisa Serralheiro averbou 29.49,40 m nos 5000 m, sagrando-se igualmente campeã do mundo. Ao transferir-se para o Benfica, Pedro Isidro deu um passo na recentragem da sua actividade desportiva, que passava a orientar-se mais para a vertente tutelada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Momento significativo foi vivido por Maribel Gonçalves, quando venceu a prova feminina de marcha dos campeonatos nacionais de pista coberta, a 12 de Fevereiro, em Espinho. Com esse sucesso, a marchadora do Clube Sport Marítimo tornou-se a primeira insular a conquistar títulos nacionais de marcha, depois de outros lugares de pódio nos dois anos anteriores (estrada, pista coberta e pista ao ar livre). Atleta com participação olímpica no ano anterior, nos Jogos de Atenas de 2004, Maribel Gonçalves teve em 2005 papel importante na selecção nacional de marcha atlética, sendo o elemento que fechou a equipa na bem-sucedida participação na Taça da Europa de Miskolc.

Mas nem só no nível absoluto brilhou a marcha portuguesa em 2005, já que também entre os veteranos houve sucessos relevantes – e em quantidade acima do normal. Nos europeus de pista coberta (Eskilstuna, Suécia, 10 a 13 de Março), José Bom conquistou dois primeiros lugares no escalão M70 (10 km e 3000 metros) e Paula Maurício triunfou nos 3000 m femininos no escalão W40.

De 13 a 15 de Maio, nos Campeonatos da Europa de Estrada, em Vila Real de Santo António, o pecúlio foi ainda maior: nos 10 km M35, Pedro Martins foi primeiro e Mário Contreiras, segundo; nos M40, Jorge Costa foi o vencedor; nos M45, José Pinto ficou em segundo, seguido de Rogério Filipe (3.º); nos M50, vitória para José Magalhães; nos M65, segundo lugar para Guilherme Jacinto. No sector feminino, também em 10 km femininos, vitória de Maria Alice Fernandes nas W50. Na prova longa dos masculinos (30 km masculinos), Rogério Filipe foi terceiro nos M45, enquanto na prova longa feminina (20 km), Lídia Pereira foi segunda nas W35 e Maria Alice Fernandes venceu nas W50.

A 31 de Agosto, nos mundiais de pista de veteranos (San Sebastian, Espanha), Rogério Filipe foi terceiro nos 20 km dos M45.

No total, foram 14 medalhas conquistadas em 2005 por marchadores veteranos portugueses em campeonatos da Europa ou do mundo, sendo sete de ouro, quatro de prata e três de bronze.

No desporto especial, os Campeonatos do Mundo INAS-FID (Camberra, Austrália, 26 a 30 de Setembro), Pedro Isidro venceu os 10 mil m masculinos e Marisa Serralheiro triunfou nos 5000 m femininos.

Nas competições organizadas em Portugal, o XIV Grande Prémio Internacional de Rio Maior, a 2 de Abril, proporcionou a obtenção dos melhores resultados de sempre em provas de 20 km marcha em solo português. Numa jornada que contou com a presença dos dois campeões olímpicos de 20 km de Atenas-2004 (Ivano Brugnetti, de Itália, e Athanasia Tsoumeleka, da Grécia) e uma de Sydney-2000 (Liping Wang, da China) e ainda dos medalhados olímpicos Paquillo Fernández (Espanha), Nathan Deakes (Austrália) e Jane Saville (Austrália), todos de Atenas-2004, as vitórias sorriram à bielorrussa Ryta Turava, nos 20 km femininos (1.27.19, recorde pessoal por quase dois minutos) e ao espanhol Francisco Fernández (1.19.02), nos 20 km masculinos. Em qualquer dos casos, tratou-se de recorde do grande prémio e em solo português.

Mas se o mais prestigiado dos torneios de marcha realizados em Portugal esteve em alto nível, outros aspectos houve também a enaltecer no restante calendário nacional de marcha. Nesse domínio, a ênfase vai para o surgimento de três novas provas, com estreias auspiciosas. A 12 de Março, a I Légua de Marcha em pista «Diogo Martins», organizada em parceria entre a Casa do Povo de Alcanena e Câmara Municipal de Alcanena, registou 89 participantes, em representação de 33 clubes, e ficou assinalada pela obtenção do recorde pessoal da vencedora dos 5000 m femininos, Vera Santos, que, com 21.53,8 m, superou a anterior melhor marca pessoal de 22.09,84 m.

No dia 30 de Abril, estreou-se a Légua da Marcha Atlética de Sarilhos Grandes, naquela povoação do concelho do Montijo. Iniciativa organizada pela Juventude Futebol Clube Sarilhense, com o apoio da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes e da Câmara Municipal de Montijo, a jornada teve 32 participantes, de 15 clubes, e viu a grande figura do atletismo da terra, a atleta internacional Sofia Avoila, em representação do Sporting Clube de Portugal, vencer os 5 km absolutos femininos, com 25.58 m. No âmbito colectivo, o primeiro vencedor foi o Clube de Atletismo da Marinha Grande. A iniciativa resultou do especial empenho de Carla Braziela e do seu empenhado grupo de companheiros, bem como de Sofia Avoila.

Por fim, a 11 de Junho, teve lugar o I Grande Prémio de Marcha de Mirandela, levado a efeito pelo Clube Amador de Mirandela, com o apoio de várias entidades oficiais. A iniciativa teve um conjunto de prémios monetários que, no total, ascenderam a 1100 euros, distribuídos pelos primeiros dez masculinos e dez femininos. A nova prova veio enriquecer o panorama competitivo de uma região onde não abundavam provas de marcha, tendo atraído a participação de 63 atletas, de 16 clubes, com destaque para o olímpico e multicampeão nacional Pedro Martins, vencedor dos 20 km masculinos.

Em sentido contrário, há a lamentar a impossibilidade de realização da 13.ª edição do Grande Prémio de Setúbal, marcada para 19 de Junho. A justificação foi a falta de apoios financeiros, que levou Agostinho Madaleno, dinamizador do torneio, a tentar junto da edilidade setubalense viabilizar a respectiva concretização, mas sem sucesso. Outro problema arrastado pela anulação do Grande Prémio de Setúbal foi o da realização do apuramento para a Taça dos Clubes Europeus Campeões de Marcha, que estava marcado para aquela jornada, tendo a alternativa sido encontrada no Grande Prémio de Mirandela, depois antecipado uma semana, para a data da prova de Setúbal (11 de Junho).

Dois juízes de marcha portugueses tiveram actuações em competições continentais: Ana Dias, nos Campeonatos da Europa de Sub-23, em Erfurt, na Alemanha (14 a 17 de Julho), e José Dias, juiz-chefe dos Campeonatos Europeus de Juniores, em Kaunas, na Lituânia (21 a 24 de Julho).

O ano de 2005 conheceu ainda o episódio da apresentação da demissão do treinador nacional de marcha, Luís Dias, ocorrido em Maio, na semana anterior à da partida da delegação portuguesa para a Taça da Europa de Marcha, em Miskolc, na Hungria. No momento de demitir-se, Luís Dias considerou não estarem reunidas condições para a permanência no cargo, sobretudo em consequência da falta de resposta da estrutura federativa às suas propostas. A solução seria encontrada em reunião com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Fernando Mota, que deu garantias de que ele próprio seria o interlocutor do treinador nacional de marcha. Vendo nessa tomada de posição uma manifestação de confiança e de reconhecimento por parte do presidente da FPA, a que se juntava a abertura para o desenvolvimento de projectos do sector de marcha com vista ao crescimento efectivo da disciplina, Luís Dias aceitou retomar as funções de que se demitira, já no início da nova época de 2005-2006. Tratava-se de projectos relacionados com a representatividade distrital do sector, articulando a actividade nacional com as associações distritais, visando uma intervenção técnica por zonas geográficas através de colaboradores específicos e uma estrutura central de apoio aos projectos específicos da marcha atlética.

Pelo meio, teve lugar a Taça da Europa de Miskolc, onde Luís Dias desempenhou as funções de delegado técnico da Associação Europeia de Atletismo, tendo a FPA delegado em José Magalhães a responsabilidade técnica da equipa nacional. Situação, de resto, idêntica à verificada no estágio final de preparação, nesse caso partilhando responsabilidades com o treinador Paulo Murta.


Relação das provas mais importantes efetuadas em 2005 (...)

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

10 a 13 de Março, V Campeonato da Europa de Veteranos - Pista Coberta, Eskilstuna, Suécia. 10/3, 10 km masculinos, M70: 1.º, José Bom (Portugal), 1.14.58 (1 participante). 12/3, 3000 m masculinos, M70: 1.º, José Bom (Portugal), 24.36,64 (2 participantes). 3000 m femininos, W40: 1.ª, Paula Maurício (Portugal), 15.45,43 (5 participantes).

13 a 15 de Maio, IX Campeonato da Europa de Veteranos - Estrada, Vila Real de Santo António, Portugal. 13/5, 10 km masculinos, M35: 1.º, Pedro Martins (Portugal), 46.08; 2.º, Mário Contreiras (Portugal), 46.23; M40: 1.º, Jorge Costa (Portugal), 46.08; M45: 1.º, Vladimir Barabash (Rússia), 49.22; 2.º, José Pinto (Portugal), 49.40; 3.º, Rogério Filipe (Portugal), 50.58 (...) 8.º, Alberto Gonçalves (Portugal), 57.17 (...) 10.º, Joaquim Leitão (Portugal), 1.00.35; M50: 1.º, José Magalhães (Portugal), 46.58 (...) 6.º, Abel Simões (Portugal), 54.50; (...) 12.º, António Gonçalves (Portugal), 1.01.23; 13.º, Luís Petisca (Portugal), 1.05.31; M55: 1.º, Ludwig Niestelberger (Áustria), 51.24 (...) 4.º, Carlos Albano (Portugal), 55.50; M60: 1.º, Francisco Arnaíz (Espanha), 55.21 (...) 7.º, Luís Machado (Portugal), 1.03.09 (...) 11.º, Vítor Lavoura (Portugal), 1.12.07; M65: 1.º, Arthur Thompson (Grã-Bretanha), 55.20; 2.º, Guilherme Jacinto (Portugal), 56.59; M70: 1.º, Colin Young (Grã-Bretanha), 1.03.34 (...) 4.º, José Bom (Portugal), 1.11.46. 10 km femininos, M50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 55.00 (...) 5.ª, Lícia Cunha (Portugal), 1.07.25; 13/5, 30 km masculinos, M45: 1.º, Vladimir Barabash (Rússia), 2.44.35 (...) 3.º, Rogério Filipe (Portugal), 2.49.02; M50: Abel Simões (Portugal), desclassificado; M60: 1.º, Detlef Thrun (Alemanha), 3.07.32 (...) 8.º, Luís Machado (Portugal), 3.30.55. 20 km femininos, W35: 1.ª, Barbara Primas (Alemanha), 2.02.39; 2.ª, Lídia Pereira (Portugal), 2.02.46; W50, 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 2.00.19.

21 de Maio, VI Taça da Europa de Marcha, Miskolc, Hungria. 20 km masculinos: 1.º, Ilya Markov (Rússia), 1.20.50; 2.º, Juan Manuel Molina (Espanha), 1.20.54; 3.º, Vladimir Stankin (Rússia), 1.21.28 (...) João Vieira (Portugal), desistente (62 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 9 pontos; 2.º, Espanha, 33; 3.º, Ucrânia, 42 (8 participantes). 50 km masculinos: 1.º, Aleksey Voyevodin (Rússia), 3.41.03; 2.º, Sergey Kirdyapkin (Rússia), 3.41.11; 3.º, Yuriy Andronov (Rússia), 3.42.34 (...) 20.º, Pedro Martins (Portugal), 4.03.28; 21.º, António Pereira (Portugal), 4.04.22 (...) 24.º, Augusto Cardoso (Portugal), 4.05.58 (...) 34.º, Jorge Costa (Portugal), 4.19.11 (55 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 6 pontos; 2.º, França, 19; 3.º, Itália, 30 (...) 5.º, Portugal, 65 (7 participantes). 10 km juniores masculinos: 1.º, Andrey Ruzavin (Rússia), 39.57; 2.º, Giorgio Rubino (Itália), 40.46; 3.º, Aleksandr Prokhorov (Rússia), 41.26 (44 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 4 pontos; 2.º, Alemanha, 11; 3.º, Bielorrússia, 13 (13 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Olimpiada Ivanova (Rússia), 1.28.18; 2.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.29.01; 3.ª, Elisa Rigaudo (Itália), 1.29.26 (...) 7.ª, Vera Santos (Portugal), 1.31.58 (...) 16.ª, Maribel Gonçalves (Portugal), 1.34.07; 17.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.35.12 (65 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Portugal, 25 pontos; 2.º, Itália, 26; 3.º, Roménia, 30 (10 participantes). 10 km juniores femininos: 1.ª, Vera Sokolova (Rússia), 44.09; 2.ª, Tatyana Kalmykova (Rússia), 45.02; 3.ª, Yelena Rusak (Bielorrússia), 47.19 (...) 13.ª, Fátima Rodrigues (Portugal), 50.30 (...) 20.ª, Catarina Godinho (Portugal), 52.13 (40 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 3 pontos; 2.º, Bielorrússia, 8; 3.º, Itália, 23 (...) 6.º, Portugal, 33 (14 participantes).

13 a 17, Campeonatos do Mundo de Jovens (sub-18) - Marráquexe, Marrocos. 14/7, 5000 m femininos: 1.ª, Tatyana Kalmykova (Rússia), 22.14,47; 2.ª, Elmira Alembekova (Rússia), 22.27,17; 3.ª, Xue Chai (China), 22.34,28 (...) 7.ª, Catarina Godinho (Portugal), 24.24,08 (28 participantes). 16/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Segey Morozov (Rússia), 42.26,92; 2.º, Vladimir Akhmetov (Rússia), 42.32,81; 3.º, Yusuke Suzuki (Japão), 42.43,22 (28 participantes).

14 a 17 de Julho, Campeonatos da Europa Sub-23, Erfurt, Alemanha. 15/7, 20 km femininos: 1.ª, Irina Petrova (Rússia), 1.33.24; 2.ª, Olga Kaniskina (Rússia), 1.33.33; 3.ª, Barbora Dibelková (República Checa), 1.34.44; 4.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.36.13 (18 participantes). 16/7, 20 km masculinos: 1.º, Igor Yerokhin (Rússia), 1.23.14; 2.º, Benjamin Sánchez (Espanha), 1.23.30; 3.º, Nikolay Seredovich (Bielorrússia), 1.23.56 (19 participantes).

21 a 24 de Julho, Campeonatos da Europa de Juniores, Kaunas, Lituânia. 21/7, 10.000 m femininos: 1.ª, Vera Sokolova (Rússia), 43.11,34; 2.ª, Olga Mikhaylova (Rússia), 45.31,49; 3.ª, Martina Gabrielli (Itália), 46.38,53 (...) 11.ª, Fátima Rodrigues (Portugal), 51.53,46 (13 participantes). 23/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Andrey Ruzavin (Rússia), 39.28,45; 2.º, Aleksandr Prokhorov (Rússia), 40.43,67; 3.º, Giorgio Rubino (Itália), 40.46,95 (...) 14.º, Gonçalo Bejinha (Portugal), 45.00.00 (23 participantes).

6 a 14 de Agosto, Campeonatos do Mundo de Atletismo, Helsínquia, Finlândia. 6/8, 20 km masculinos: 1.º, Jefferson Pérez (Equador), 1.18.35; 2.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.19.36; 3.º, Juan Manuel Molina (Espanha), 1.19.36; João Vieira (Portugal), desistente (43 participantes). 7/8, 20 km femininos: 1.ª, Olimpiada Ivanova (Rússia), 1.25.41; 2.ª, Ryta Turava (Bielorrússia), 1.27.05; 3.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.28.44 (...) 15.ª, Vera Santos (Portugal), 1.32.17 (...) 27.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.35.44 (47 participantes). 12/8, 50 km masculinos: 1.º, Sergey Kirdyapkin (Rússia), 3.38.08; 2.º, Aleksey Voyevodin (Rússia), 3.41.25; 3.º, Alex Schwazer (Itália), 3.41.54 (...) 20.º, Pedro Martins (Portugal), 4.08.12 (...) 22.º, Jorge Costa (Portugal), 4.22.17 (44 participantes).

15 a 20 de Agosto, Universíadas de Verão (Atletismo) - Esmirna, Turquia. 15/7, 20 km femininos: 1.ª, Qiuyan Jiang (China), 1.33.13; 2.ª, Vera Santos (Portugal), 1.33.54; 3.ª, Tatyana Sibileva (Rússia), 1.34.16 (...) 9.ª, Maribel Gonçalves (Portugal), 1.40.30 (18 participantes). 16/7, 20 km masculinos: 1.º, Juan Manuel Molina (Espanha), 1.24.06; 2.º, Hyum Sup Kim (Coreia do Sul), 1.24.42; 3.º, Koichiro Morioka (Japão), 1.25.18 (22 participantes).

22 de Agosto a 3 de Setembro, Campeonatos do Mundo de Veteranos de Pista, Donostia - San Sebastian, Espanha. 25/8, 5000 m masculinos, M45: 1.º, Jean-Michel Frizon (França), 22.52,36; Rogério Filipe (Portugal), desclassificado (23 participantes); M50: 1.º, Fabio Ruzzier (Eslovénia), 23.52.40; (...) 17.º, António José Oliveira (Portugal), 31.29,14 (19 participantes); M60, final 2: Jorge Herrera Roman (México), 29.10,78 (...) 4.º/18.º geral, Luís Nunes Machado (Portugal), 30.12,69 (32 participantes); M65: 1.º, Dieter Zschiesche (Alemanha), 26.32,10 (...) 9.º, Guilherme Jacinto (Portugal), 27.47,68 (29 participantes); M70: 1.º, Gerhard Weidner (Alemanha), 27:51,55 (...) 20.º, José António Bom (Portugal), 36.48,86 (23 participantes); M80: 1.º, Len Creo (Grã-Bretanha), 34.10,17 (...) 6.º, Adriano do Rosário Gomes (Portugal), 43.30,71. 26/8, 5000 m femininos, W50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 26.28,05 (19 participantes). 31/8, 20 km masculinos, M45: 1.º, Mark Donahoo (Austrália), 1.42.37 (...) 3.º, Rogério Filipe (Portugal), 1.45.25 (20 participantes); M50: 1.º, Fabio Ruzzier (Eslovénia), 1.41.19 (...) 22.º, António José Oliveira (Portugal), 2.15.24 (28 participantes); M60: Norman Frable (E.U. América), 2.01.07 (...) 17.º, Luís Nunes Machado (Portugal), 2.16.34 (39 participantes); M65: 1.º, Dieter Zschiesche (Alemanha), 1.54.03 (...) 5.º, Guilherme Jacinto (Portugal), 2.00.46 (35 participantes); M70: 1.º, Gerhard Weidner (Alemanha), 1.59.24 (...) 15.º, José António Bom (Portugal), 2.42.14 (25 participantes). 31/8, 10 km femininos, W35: 1.ª, Ildikó Illyés (Hungria), 50.52 (...) 5.ª, Lídia Pereira (Portugal), 57.01 (13 participantes); W50: 1.ª, Barbara Nell (África do Sul), 54.10 (...) 4.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 56.06 (19 participantes).

26 a 30 de Setembro, V Campeonatos do Mundo INAS-FID - Canberra ACT, Austrália. 28/9, 10.000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (Portugal), 47.45,51 (4 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Marisa Serralheiro (Portugal), 29.49.40 (2 participantes).


Campeonatos nacionais

12 e 13 de Fevereiro, 16.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Espinho. 12/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.16,01; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 21.13,41; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.39,39 (11 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 12.49,49; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 13.04,66; 3.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 13.40,60 (14 participantes).

26 de Fevereiro, XXI Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (...) / II Grande Prémio da Baixa da Banheira, Baixa da Banheira. 50 km seniores masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 4.03.09; 2.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 4.07.52; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 4.14.02 (11 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 1.32.44; 2.ª, Sonata Milušauskaitė (CO Pechão), 1.34.02 extracampeonato; 3.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 1.35.47, 2.ª Camp. Nac.; 4.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.36.59, 3.ª Camp. Nac. (11 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, Rui Vilarinho (Gira Sol ADF), 3.04.32; 20 km juniores masculinos, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 1.36.28; 10 km juniores femininos, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 51.24; 10 km juvenis masculinos, Pedro Ribeiro (AC Alfenense), 52.11; 5 km juvenis femininos, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 26.48; 10 km veteranos masculinos, José Magalhães (AC Alfenense), 48.44; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 26.22. Torneio Nacional Marchador Jovem «Acácio Diogo»: 3 km infantis masculinos, Flávio Silva (GD Estaleiros Navais), 15.06; 2 km infantis femininos, Paula Gonçalves (SL Benfica), 10.42; 5 km iniciados masculinos, Luís Lopes (CN Rio Maior), 25.47; 4 km iniciados femininos, Vanessa Barbosa (C Spiridon de Gaia), 23.10. Torneio Benjamim «Centro de Atletismo da Baixa da Banheira»: 2 km masculinos, José Freitas (CA Galinheiras), 12.16; 1 km femininos, Catarina Conceição (C Benfica de Faro), 5.52.

5 e 6 de Março, Campeonato Nacional Sub-23 de Pista Coberta, Espinho. 5/3, 5000 m masculinos: 1.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 21.25,50; 2.º, Hélder Conceição (C Benfica de Faro), 22.07.37; 3.º, Bruno Araújo (Cyclones AC), 22.23,43 (9 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 13.30,59; 2.ª, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 14.44,51; 3.ª, Elisabete Alexandre (CO Pechão), 15.14,99 (6 participantes).

4 e 5 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Guimarães. 4/6, 5000 m masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 22.47,63; 2.º, Bruno Marques (CC São João da Madeira), 23.57,99; 3.º, Luís Correia (CUA Benaventense), 24.52,11 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Silva (CF União de Lamas), 15.18,2; 2.ª, Adelina Coelho (GD Lourocoop), 18.33,0; 3.ª, Samanta Gonçalves (C Elvense de Natação), sem tempo (5 participantes).

4 e 5 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Guimarães. 4/6, 5000 m masculinos: 1.º, Hélder Conceição (C Benfica Faro), 22.02,81; 2.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 22.11,74; 3.º, Bruno Araújo (Cyclones AC), 23.31,57 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sheila Azevedo (C Benfica de Faro), 15.24,0; 2.ª, Márcia Silva (Boavista FC), 15.44,5; 3.ª, Patrícia Madureira (C Operário Desportivo), 16.03,7 (6 participantes).

4 e 5 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Lisboa (U). 4/6, 5000 m masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 20.56,47; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 21.30,88; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.36,16 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 13.15,84; 2.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 14.11,78; 3.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 14.13,05 (7 participantes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Seixal (org.: FPA). 25/6, 5000 m masculinos: 1.º, Nuno Valente (CCS João da Madeira), 24.47,02; 2.º, Luís Lopes (CN Rio Maior), 24.53,13; 3.º, Fábio Ramos (C Benfica de Faro), 25.21,24 (10 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 24.35,59; 2.ª, Ana Cláudia Conceição (C Spiridon de Gaia), 27.16,66; 3.ª, Liliana Cotrim (ADR Águas Belas), 28.03,95 (12 participantes).

2 e 3 de Julho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Abrantes (org.: FPA). 2/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 43.47,41; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 46.09,87; 3.º, Bruno Araújo (Cyclones AC), 46.31,69 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 48.59,10; 2.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 53.38,65 (4 participantes, 1 desistente e 1 desclassificada).

9 e 10 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Póvoa de Varzim (org.: FPA). 9/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 44.39,37; 2.º, Pedro Marcelo Santos (ACR Senhora do Desterro), 46.36,31; 3.º, Vítor Xavier (Juventude Vidigalense), 46.43,70 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 53.32.15; 2.ª, Márcia Silva (Boavista FC), 55.41,09; 3.ª, Carla Cerqueira (SC Reboleira), 59.07,19 (4 participantes).

23 e 24 de Julho, Campeonatos de Portugal, Lisboa-U (org.: FPA). 23/7, 20.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.23.46,7; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.27.31,2; 3.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 1.27.33,1 (9 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 44.25,36 (recorde nacional sub-23); 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 45.06,16; 3.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 45.24,12 (11 participantes).


Principais eventos (entre outros)

2 de Janeiro, II Grande Prémio de Avintes (org.: C Spiridon de Gaia), 134 participantes de 31 clubes (vários escalões). 19.9 km (distância curta) masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.27.57; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 1.28.04; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 1.30.54 (12 participantes). 9.9 km (distância curta) femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 45.24; 2.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 45.31; 3.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 49.56 (7 participantes).

15 de Janeiro, XV Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: C.R. Grandolense e C.M. Grândola), 121 participantes de 33 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.14; 2.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 1.32.05 3.º, Rui Correia (CO Pechão), 1.35.16 (14 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 1.33.31; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 1.36.08; 3.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 1.36.41 (4 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 72 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 44; 3.º, CA Casais do Vento, 42.

29 de Janeiro, VIII Grande Prémio «Cidade de Beja» (org.: JD Neves), 69 participantes de 29 clubes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 2.13.27; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 2.17.57; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 2.19.26 (13 participantes). 15 km femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 1.09.06; 2.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 1.09.23; 3.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.09.36 (13 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 70 pontos; 2.º, ADR Águas Belas, 58; 3.º, CN Rio Maior, 54.

5 de Fevereiro, VI Grande Prémio de Tunes (org.: ADEC Tunes), 60 participantes de 22 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 45.33; 2.º, Rui Correia (CO Pechão), 45.34; 3.º, Rui Vilarinho (Gira Sol ADF), 46.16 (11 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 22.10; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 22.18; 3.ª, Sonata Milušauskaitė (CO Pechão), 22.37 (14 participantes). Classificação colectiva: 1.º, ADEC Tunes, 84 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 52; 3.º, CO Pechão, 50.

6 de Fevereiro, Campeonato Galego de Marcha em Estrada, Narón, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Jorge Ignácio Silva (OAP), 1.30.24 (...) 3.º, Bruno Araújo (Portugal), 1.38.50; Bruno Reis (Portugal), desclassificado (8 participantes).

12 de Março, I Légua de Marcha em pista «Diogo Martins», Alcanena (org.: CP Alcanena e CM Alcanena), 89 participantes de 33 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.38,1; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.44,4; 3.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 21.43,5 (32 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 21.53,8; 2.ª, Sonata Milušauskaitė (CO Pechão), 22.27,4; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 22.37,5 (19 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 79 pontos; 2.º, AC Alfenense, 49; 3.º, CP Corroios, 47.

19 de Março, VI Grande Prémio de Vale de Figueira / Camp. Nacional Inatel (org.: CCD O Alvitejo), 60 participantes de 18 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Rui Vilarinho (Gira Sol ADF), 47.13; 2.º, Hélder Malheiro (CA Ferreira do Zêzere), 48.53; 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 50.14, (1.º sénior Inatel) – 5 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 23.25; 2.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira Zêzere), 26.07 (1.ª juvenil); 3.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 27.25; 4.ª, Sónia Henriques (CN Rio Maior), 28.31 (1.ª sénior Inatel) – 14 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 88 pontos; 2.º, CP Corroios,76; 3.º, GA Casais do Vento, 57. Outros campeões do Inatel: 5 km veteranos femininos D, Lícia Cunha (CP Corroios), 32.10; 5 km veteranos masculinos B, Mário Rato (CP Corroios), 28.02; C, Abel Simões (Telecom), 27.06; E, José Cândida (Carris), 30.37; G, José Bom (Ponterrolense), 37.01.

19 de Março, Challenge de Marcha Tijuana B.B., Tijuana, México. 20 km femininos: 1.ª, Melanie Seeger (Alemanha), 1.30.48 (...) 4.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.32.46 (19 participantes).

2 de Abril, XIV Grande Prémio Internacional de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 173 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.19.02; 2.º, Nathan Deakes (Austrália), 1.19.15; 3.º, Chaohong Yu (China), 1.19.39 (57 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Ryta Turava (Bielorrússia), 1.27.19; 2.ª, Hongjuan Song (China), 1.29.01; 3.ª, Liping Wang (China), 1.30.06 (33 participantes).

10 de Abril, XI Memorial Internacional Guerau García, Lloret de Mar (Catalunha), Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Ilya Markov (Rússia), 1.20.46 (...) 11.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.26.31.

16 de Abril, VI Grande Prémio de Santo André, Barreiro (org.: JF St.º André), 60 participantes de 15 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Hélder Conceição (C Benfica de Faro), 46.06; 2.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 47.18; 3.º, Diogo Oliveira (CP Corroios), 56.16 (5 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 26.58; 2.ª, Mónica Gonçalves (CN Rio Maior), 29.19; 3.ª, Lícia Cunha (CP Corroios), 32.03 (1.ª veterana) – 4 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 86 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 60; 3.º, CA Galinheiras, 40.

23 de Abril, X Grande Prémio de Olhão (org.: CO Pechão), 37 participantes de 16 clubes (vários escalões). 20 km absolutos masculinos: 1.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 1.28.27; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.31.14; 3.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 1.31.46 (7 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Sonata Milušauskaitė (CO Pechão), 45.21; 2.ª, Kristina Saltanovic (Daisotra/Lituânia), 45.23; 3.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 45.59 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CO Pechão, 20 pontos; 2.º, CP Corroios, 20; 3.º, ADEC Tunes, 19.

30 de Abril, I Légua de Marcha de Sarilhos Grandes, Montijo (org.: JFC Sarilhense), 32 participantes de 15 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 23.02; 2.º, Vítor Xavier (Juventude Vidigalense), 23.03; 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 24.38 (1.º veterano I) – 13 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 25.58; 2.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 27.01; 3.ª, Hanna Shershneva (CA Marinha Grande), 33.10 (1.ª juvenil) – 4 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CA Marinha Grande, 57 pontos; 2.º, CP Corroios, 46; 3.º, GA Casais do Vento, 37.

1 de Maio, Meeting A. Neves Santos, EStádio do Fontelo, Viseu. 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Santos (ACR Senhora do Desterro), 22.25,39; 2.º, Luís Fraga (NA Vila Real), 22.29,05; 3.º, Jaime Santos (GD Lourocoope), 22.56,46 (4 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 15.35,34; 2.ª, Lídia Santos Pereira (SV Benfica), 17.10,93; 3.ª, Andreia Coelho (GD Lourocoop), 18.11,93 (5 participantes).

7 de Maio, Taça FPA de Marcha Atlética em Pista, Beja (org.: FPA). 1 hora seniores masculinos (10.000 m): 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 13.543 m (44.58,56); 2.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 13.483 m (44.59,61; 3.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 13.141 m (45.12,59) – 17 participantes. Meia hora seniores femininos (5000 m): 1.ª, Sonata Milušauskaitė (CO Pechão), 6802 m (22.00,76); 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 6734 m (22.24,54); 3.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 6726 m (22.16,03) – 8 participantes. Vencedores de outros escalões: juniores, Vítor Xavier (Juventude Vidigalense), 12.655 m (46.45,02) e Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 5967 m (24.52,89); juvenis, 5000 m, Pedro Ribeiro (AC Alfenense), 25.52,16, e Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 6036 m (24.45,28). Vencedores coletivos: masculinos, AC Alfenense, 53 pontos (14 participantes); femininos, CO Pechão, 21 pontos (10 participantes).

14 e 15 de Maio, XXIII Torneio Nacional Olímpico Jovem, Lagos (org.: FPA). 14/5, 5000 m masculinos: 1.º, Nuno Valente (Aveiro), 25.00,33; 2.º, Pedro Ribeiro (Porto), 25.13,07; 3.º, Nuno Santos (Setúbal), 25.52,21 (17 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Catarina Godinho (Santarém), 27.04,71; 2.ª, Ana Cláudia Conceição (Porto), 28.01,30; 3.ª, Carla Cerqueira (Lisboa), 29.06,35 (14 participantes).

26 de Maio, II Légua de Marcha de Ferreira do Zêzere (org.: C. Municipal e CA Ferreira do Zêzere), 76 participantes de 24 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 21.01; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 22.16; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 22.17 (19 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 23.19; 2.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 25.30; 3.ª, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 26.18 (1.ª júnior) – 10 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 81; 2.º, CP Corroios, 65; 3.º, GD Lourocoop, 63.

4 de Junho, XIX Grande Prémio «Cantones de La Coruña», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.17.52 (...) 5.º, João Vieira (Portugal), 1.21.56 (...) 25.º, Diogo Martins (Portugal), 1.28.46 (53 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Cristina López (El Salvador), 1.30.08 (...) 11.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.46 (...) 13.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.34.13; Susana Feitor (Portugal), desistente; Maribel Gonçalves (Portugal), desistente (32 participantes).

11 de Junho, I Grande Prémio de Marcha de Mirandela (org.: CM e CA Mirandela), 63 participantes de 16 clubes (vários escalões). 20 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.36.01; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 1.38.17; 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 1.38.42 (7 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 55.52; 2.ª, Marisa Soares Pereira (CD Póvoa), 59.23 (2 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Mirandela, 158 pontos; 2.º, GA Casais do Vento, 72; 3.º, AC Alfenense, 61.

26 de Junho, XV Waterford Crystal Dublin International G.Prix, Dublin, Irlanda. 20 km masculinos: 1.º, Maik Berger (Alemanha), 1.25.33 (...) 4.º, Diogo Martins (Portugal), 1.28.45 (20 participantes). 50 km masculinos: 1.º, Daugvinas Zujus (Lituânia), 4.04.43 (...) 5.º, Luís Silva (Portugal), 4.27.59 (11 participantes). 10 km juniores masculinos: 1.º, Gonçalo Bejinha (Portugal), 43.42 (3 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Olive Loughnane (Irlanda), 1.32.28 (...) 3.ª, Maribel Gonçalves (Portugal), 1.35.20 (13 participantes).

26 de Junho, Festa do Atletismo Juvenil, Viana do Castelo (org.: GD Estaleiros Navais e AAVC). Vencedores das provas de marcha: 5 km juvenis/juniores, masculinos, Pedro Ribeiro, juvenil (AC Alfenense), 25.23; femininos, Márcia Silva, júnior (Boavista FC), 26.43; 2 km infantis/iniciados, masculinos, Flávio Silva, infantil (GD Estaleiros Navais), 10.13; femininos, Nádia Cancela, infantil (Leça FC), 10.36.

13 de Agosto, Meeting da Feira de S. Mateus, Estádio do Fontelo, Viseu. 5000 m masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 23.53,39; 2.º, Jaime Santos (GD Lourocoop), 23.54,29; 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 24.06,30 (3 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Silva (CF União de Lamas), 15.21,74; 2.ª, Marisa Soares Pereira (CD Póvoa), 15.21,75; 3.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 15.28,44 (7 participantes).

29 de Outubro, II Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GDS Domingos), 80 participantes de 15 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 22.01; 2.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 22.33; 3.º, Luís Silva (CF «Os Belenenses»), 22.44 (20 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.46; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 24.09; 3.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 24.53 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, ACR Mealhada, 132 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 85; 3.º, CP Corroios, 69.

5 de Novembro, VI G. Prémio de Alvaiázere, IV Légua (org.: GACV e Jornal O Alvaiazerense), 115 participantes de 22 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 22.45; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 22.49; 3.º, Vítor Xavier (Juventude Vidigalense), 24.08 (22 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 24.30; 2.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 26.50 (1.ª júnior); 3.ª, Márcia Silva (Boavista FC), 27.00 (2.ª júnior) – 12 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 74 pontos; 2.º, CP Corroios, 71; 3.º, AC Alfenense, 63.

19 de Novembro, VIII G. Prémio das Galinheiras, V Légua, Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 98 participantes de 20 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (CF «Os Belenenses»), 21.35; 2.º, Rui Correia (CO Pechão), 21.42; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.50 (30 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 22.55; 2.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.05; 3.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 26.32 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, ACR Mealhada, 93 pontos; 2.º, CP Corroios, 84; 3.º, CA Galinheiras, 77.

26 de Novembro, XIII Grande Prémio de Vila Nova de Gaia / III GP de Avintes (org.: C Spiridon de Gaia), 133 participantes de 30 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 41.36; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 44.34; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 44.48 (19 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 22.29; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 22.41; 3.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 23.36 (29 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Alfenense, 86 pontos; 2.º, GD Lourocoop, 78; 3.º, GA Casais do Vento, 63.

10 de Dezembro, IV Grande Prémio da Fonte Grada e «Cidade de Torres Vedras» (org.: Ass. Moradores C. R. Fonte Grada), 67 participantes de 26 clubes (vários escalões). 15 km seniores masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.07.10; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.08.38; 3.º, Diogo Miguel Martins (CP Alcanena), 1.08.46 (14 participantes). 10 km seniores femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 47.16; 2.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 48.59; 3.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 53.05 (7 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 79 pontos; 2.º, GA Casais do Vento, 47; 3.º, CP Corroios, 37.

18 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (CF «Os Belenenses»), 21.10; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.28; 3.º, Vítor Xavier (Juventude Vidigalense), 23.06 (8 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.14; 2.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 26.34; 3.ª, Felicidade Rosa (CF «Os Belenenses»), 28.28 (8 participantes).


ESTATÍSTICA 2005

Recordes nacionais vigentes no final de 2005

Masculinos
- - -

Femininos
Sub-23, 10000 m, Ana Cabecinha (CO Pechão), 44.25,36 (Lisboa-U, 23/7/2005)

Identificação das imagens: a seleção nacional na Taça da Europa de Marcha em Miskolc (Hungria) e a equipa feminina no 1.º lugar do pódio dos 20 km; os campeões nacionais absolutos em pista coberta, estrada e ar livre (João Vieira, Maribel Gonçalves, Pedro Martins, Vera Santos e Ana Cabecinha); atletas nos europeus de veteranos em Vila Real de Santo António (José Magalhães, Jorge Costa, Pedro Martins e Maria Alice Fernandes); Marisa Serralheiro e Pedro Isidro, campeões mundias INAS-FID em Camberra, Austrália; Catarina Godinho (sub-18), Gonçalo Bejinha e Fátima Rodrigues (sub-20), representantes nacionais em eventos internacionais nas respetivas categorias; partida masculina no VIII Grande Prémio «Cidade de Beja»; a presença portuguesa nos mundiais de Helsínquia (Finlândia), Susana Feitor (medalha de bronze), Pedro Martins, Jorge Costa, João Vieira, Vera Santos e Inês Henriques.