Vladimir Andreyev. Fotos: George Herringshaw e Min. Desporto Rep. Chuváchia. |
Na madrugada do dia 16 de Abril, a Chuváchia, uma república autónoma da Rússia, perdeu o seu marchador olímpico Vladimir Vasilyevich Andreyev, contava 57 anos de idade.
Nascido em Yamanchurino, uma aldeia remota da Chuváchia, a 7 de Setembro 1966, começou a carreira desportiva bastante tarde, já depois de concluir o serviço militar. Integrou a equipa da universidade em 1988, logo a seguir, em 1989, venceu os campeonatos da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e a partir daí dedicou a sua vida à marcha atlética.
Participou em 3 Jogos Olímpicos, em Barcelona 1992, em Sydney 2000, onde ganhou a medalha de bronze nos 20 km, e em Atenas 2004, e também em Mundiais e Europeus de Atletismo, destacando-se outra medalha de bronze em Munique 2002.
Igualmente tomou parte em múltiplas Taças do Mundo de Marcha, obtendo medalhas de prata (Turim 2002) e de bronze (Mézidon 1999), e da Europa, nesta especialmente a realizada em Cheboksary (2003), onde ganhou mais uma medalha, a de bronze, motivando imensos jovens da sua terra natal para a prática da disciplina.
Foi agraciado com a Ordem de Mérito da República da Chuváchia em 2007.
À família e amigos, o blogue «O Marchador» expressa sentidas condolências.
Colaboração: Kristina Saltanovic