domingo, 28 de abril de 2024

1995, o ano dos juniores

Em 1995, participações internacionais da marcha portuguesa  (Pequim, Nyíregyháza
e Gotemburgo) e jovens atletas. Imagens: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo,
José Magalhães, fb Daniel Inácio e Gerlof Holkema/Eurosport.
Montagem: O Marchador

Foram os atletas jovens quem mais se destacou entre os marchadores portugueses em 1995. Com Susana Feitor finalmente chegada ao escalão de seniores após longo e riquíssimo percurso de seis anos entre as melhores marchadoras do mundo até ao escalão de juniores, surgiram ou confirmaram-se outros jovens na marcha em Portugal.

Sofia Avoila foi o exemplo mais evidente dessa realidade, surpreendendo com a medalha de ouro conquistada na prova feminina dos 5000 m marcha nos europeus de juniores, em Nyíregyháza, na Hungria. Foi a 27 de Julho que a atleta do Montijo se impôs a todas as concorrentes para triunfar e conquistar o título de campeã europeia do escalão, deixando a credenciada russa Olga Panfyorova a quase cinquenta metros de distância. As três classificações anteriores de Sofia Avoila em grandes competições internacionais de juniores (13.ª no mundial de 92, 6.ª no europeu de 93 e 10.ª no mundial de 94) suscitavam a expectativa de grande resultado em Nyíregyháza, certamente marcada por subida ao pódio, mas poucos se atreveriam a apostar na vitória da marchadora portuguesa.

O êxito de Sofia mereceu justa referência de realce no editorial da edição seguinte da «Revista Atletismo», a publicação de referência do atletismo português, apesar de o feito ter sido ofuscado pela realização dos mundiais de atletismo, que entretanto também tiveram lugar, em Gotemburgo, na Suécia. O feito de Sofia Avoila foi, reconhecidamente, um dos mais importantes do atletismo português em 1995, o último ano de da atleta como júnior e o primeiro de Susana Feitor como sénior.

No plano interno, Sofia Avoila fez valer a qualidade também em competição directa com atletas seniores, impondo-se a Isilda Gonçalves nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta (Braga, 18/2, 3000 m) e nos de pista ao ar livre (Viseu, 15/7, 10 km), sendo ambas as provas ganhas pela inalcançável Susana Feitor.

Mas se Sofia Avoila carimbou a época com o magnífico resultado nos europeus de juniores, essa foi também uma prova em que outra portuguesa esteve em plano de grande destaque. Isilda Jorge obteve aí um quinto lugar, que só não foi o melhor resultado da delegação portuguesa em Nyíregyháza (a par do 5.º lugar de António Fonseca na corrida dos 10 mil metros) devido precisamente ao sucesso de Sofia na mesma prova. Uma façanha igualmente notável da rio-maiorense, mas que acabou obscurecida pelo sucesso ímpar da vencedora montijense.

Isilda Jorge, atleta do Clube de Natação de Rio Maior, teve ao longo da época um conjunto de desempenhos que a foram confirmando no panorama da marcha portuguesa, em vista um futuro de integração nas selecções nacionais. A 27 de Maio, venceu no Estádio Universitário de Lisboa os 5000 m absolutos femininos do Torneio «Marcha Olímpica», averbando 23.20,8 m e impondo-se a Sofia Avoila por mais de um minuto (24.37,0). No dia seguinte (28 de Maio), prova de 3000 m marcha no Meeting Internacional do Guadiana, em Vila Real de Santo António, com segundo lugar (13.20,53), atrás de Isilda Gonçalves (CD Montijo, 13.14,88) e adiante de Sofia Avoila (CD Montijo, 14.08,77). A 24 de Junho, nos Campeonatos Nacionais de Clubes da I Divisão, também no Universitário de Lisboa, triunfou nos 3000 m marcha femininos com 14.16,41 m. Uma semana depois, a 1 de Julho, nos Campeonatos Nacionais de Juniores, em Braga, foi segunda nos 5000 m marcha femininos com 23.58,1 m, batida apenas por Sofia Avoila (23.16,0). Para Isilda Jorge, o futuro na marcha atlética só poderia ser risonho. Pena é que não tenha sido, de facto, dado que razões motivacionais acabaram por afastar a atleta da prática da marcha.

Nos mesmos nacionais de juniores de Braga, o pódio encimado por Sofia Avoila e com Isilda Jorge no segundo lugar teve outra esperança na terceira posição. Vanda Ribeiros surgia com grande determinação e empenho em afirmar-se na marcha atlética. Marcou, nesse dia, 24.54,7 m, que bastaram para dar expressão a uma qualidade técnica e competitiva que fazia inveja a muitas atletas mais experientes. Já antes, a 13 de Maio, no Olímpico Jovem, tinha sido terceira nos 4000 m das sub-18, com 21.30,4 m, atrás de Carla Batista (Santarém), vencedora com 20.15,8 m, e de Salomé Rodrigues (Aveiro), segunda, com 20.29,7 m. A 10 de Junho, nos nacionais de juvenis realizados na Marinha Grande, a algarvia registou 20.34,82 m na mesma distância, sendo dessa vez superada apenas por duas atletas que, essas sim, haveriam de vir a tornar-se das melhores especialistas do mundo: Inês Henriques (19.50,56) e Vera Santos (20.21,22), ambas do Clube de Natação de Rio Maior. Por fim, a 24 de Junho, nos Nacionais de Clubes da II Divisão, na Maia, fez 15.25,43 m nos 3000 m marcha femininos, garantindo assim para o seu Grupo Desportivo de Vilamoura a pontuação correspondente ao segundo lugar, batida unicamente por Sandra Monteiro, do Bairro dos Anjos (15.09,76).

A marcha e o desporto não conseguiram segurar Vanda Ribeiros. As curvas da vida levariam a atleta por outros caminhos e só a própria saberá dizer se com vantagem ou não. Mas o que foi fazendo enquanto praticante de marcha atlética não será apagado, tal como não se perderá a sensação de que havia muita e boa estrada para ser palmilhada pela atleta que ainda passaria pelo Clube Oriental de Pechão.

Outros jovens tiveram em 1995 um ano de afirmação – pelo menos como esperanças de um futuro radioso da marcha portuguesa. Luís Correia carimbou os nacionais de marcha em estrada na sua terra (Benavente) como campeão de juvenis masculinos, impondo-se nos 10 km com 46.34 m. A 10 de Junho repetiria o feito nos 5000 m marcha masculinos dos nacionais de juvenis disputados na Marinha Grande, vencendo com 22.23,14 m, entre 17 participantes.

O atleta do Clube União Artística Benaventense iria manter-se mais algumas épocas na prática da marcha, mas acabaria por ir residir noutro país (Suíça) por razões profissionais. Aí retomou a dedicação ao desporto em que se afirmou dentro de fronteiras, tornando-se um dos mais prestigiados marchadores a treinar e a competir na Suíça, ao mesmo tempo que valorizava noutro país a qualidade dos marchadores portugueses.

Mais casos de atletas que se evidenciaram nas camadas jovens neste ano de 1995 e que não deram (ou deram pouca) continuidade à expressão de qualidade evidenciada foram, entre outros, Carla Baptista, do CN Rio Maior, vencedora dos 4000 m femininos para sub-18 do Torneio Olímpico Jovem, em representação de Santarém (20.15,8), ou Salomé Rodrigues (GD Lourocoop), segunda na mesma prova, com 20.29,7 m, com a camisola da selecção de Aveiro, ou ainda Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), que triunfou nos 3000 m marcha femininos dos nacionais de clubes da II Divisão, com 15.09,76 m, atleta que ainda viria a ser internacional júnior no ano seguinte.

Diferentes foram os casos de Inês Henriques e Vera Santos, iniciadas de segundo ano e de primeiro, respectivamente. Ambas haveriam de ter os seus tempos de grande fulgor ao mais alto nível internacional e disso se falará mais adiante nesta série sobre os anos da marcha portuguesa. Mas em 1995 já começaram a notabilizar-se de alguma forma. Inês venceu o já referido nacional do escalão acima (juvenis), secundada por Vera Santos, depois de se ter sagrado, logo em 26 de Fevereiro, vencedora dos 3 km iniciados femininos no torneio nacional «Marchador Jovem» em estrada, com 14.10 m. Mas o ano tinha começado logo com o recorde nacional de Inês nos 4000 m para iniciadas, a 8 de Janeiro, nas Provas de Observação de Marcha Atlética realizadas no Estádio Universitário de Lisboa, creditando-se com 19.20,7 m. Tratava-se de tempo de passagem na prova da meia hora, onde registaria ainda, aos 5000 metros, 24.12,81 m. Esta marca, também de passagem na prova de meia hora (com registo final de 6127 metros), constituía mínimos para os europeus de juniores de Nyíregyháza, acabando a rio-maiorense por não poder participar, dado que Sofia Avoila e Isilda Jorge esgotaram as duas vagas disponíveis.

Quanto aos atletas «consagrados» (ou em fase de consagração), nota especial para os recordes nacionais estabelecidos por João Vieira e Susana Feitor (além do já referido recorde de Inês Henriques). Nesse domínio, João Vieira teve cinco momentos significativos. A 8 de Janeiro, nas provas de observação do Universitário de Lisboa, marcou 14.028 metros na prova da hora, batendo o recorde nacional de juniores. A 26 de Fevereiro, nos nacionais de estrada em Benavente, superou o recorde nacional dos 20 km para juniores masculinos, com 1.26.35 h. A 27 de Maio, no Torneio «Marcha Olímpica» levado a efeito no Estádio Universitário de Lisboa, marcou 1.30.24,0 h na prova de 20 mil metros marcha masculinos, recorde nacional de juniores. A 24 de Junho, nos Campeonatos Nacionais de Clubes da I Divisão (Estádio Universitário de Lisboa) e após animado despique com José Urbano, do Benfica, registo de 19.52,98 m para o segundo lugar nos 5000 m marcha masculinos, superando com essa marca o recorde nacional de juniores. Por fim, a 1 de Julho, nos nacionais de juniores, em Braga, duplo recorde nacional (juniores e sub-23) nos 10.000 m marcha masculinos, que venceu com 41.21,31 m.

Este resultado posicionava o atleta do CN Rio Maior como dos melhores juniores do mundo na distância, prenúncio de grandes feitos que viriam de facto no futuro. E tudo esteve para começar logo a 29 desse mês, nos europeus de juniores de Nyíregyháza, quando João Vieira se aprestava para ser terceiro, atrás de Andreas Erm (Alemanha, 40.51,38) e de Francisco Fernández (Espanha, 41.02,34) e à frente de David Abellan (Espanha, 41.57,84), quando foi desclassificado. E, como se não bastasse já, também o irmão Sérgio não concluiu a prova, por desistência.

A lista de recordes nacionais de marcha batidos em 1995 fica completa com a marca assinada por Susana Feitor nas provas de observação de 8 de Janeiro, ao perfazer 7023 metros na prova da meia hora. Também aqui um duplo recorde absoluto e de sub-23. Mas Susana Feitor teria uma época interrompida por lesão, que levou a uma operação para resolver o problema contínuo de canelites. Ainda foi a tempo do quarto lugar nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, em Fukuoka, no Japão. Na jornada de 2 de Setembro, competindo nos 10 km marcha femininos, foi batida apenas pelas italianas Annarita Sidoti (43.22) e Rossella Giordano (43.30) e pela russa Larisa Ramazanova (43.56), terminando com 44.05 m, entre 21 participantes.

Fora dos recordes nacionais e dos grandes desempenhos internacionais, a marcha portuguesa assistiu ao regresso de José Urbano, após um ano quase completo sem competir, devido a lesão. O benfiquista sagrou-se campeão nacional de 5000 m em pista coberta, a 18 de Fevereiro, em Braga, triunfando com 20.18,91 m, ante João Vieira (CN Rio Maior, 2.º, 20.41,67) e Sérgio Vieira (CN Rio Maior, 3.º, 21.56,47). A 24 de Junho triunfou nos 5000 m marcha dos nacionais de clubes da I Divisão, em Lisboa, com 19.41,88 m, contra 19.52,98 m de João Vieira (CN Rio Maior) e 21.42,00 m de José Pinto (CDUL). E, além de outras vitórias em grandes prémios nacionais e internacionais, sagrou-se campeão de Portugal de 20 km, a 15 de Julho, em Viseu, com 1.27.09 h, levando no pódio a companhia de Augusto Cardoso (Boavista FC, 1.30.11) e José Magalhães (AC Alfenense, 1.33.11).

Isilda Gonçalves teve nesta época a ameaça de Sofia Avoila à condição de segunda melhor marchadora portuguesa. Sendo inquestionável o estatuto de Susana Feitor como líder nacional da marcha feminina, Isilda foi tendo alguma alternância com a colega de clube nas classificações obtidas ao longo do ano, umas vezes com vantagem para uma, outra vezes para outra.

José Magalhães teve finalmente uma marca abaixo das quatro horas nos 50 km. Foi nos Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada, em Benavente, que venceu com 3.59.00 h, num ano em que ainda iria fazer 4.02.57 h na Taça do Mundo de Marcha de Pequim e 4.09.38 h nos mundiais de atletismo de Gotemburgo.

Na segunda dessas provas, a Taça do Mundo de Marcha, em Pequim, Portugal registou finalmente a primeira presença de uma formação com masculinos e femininos. Em 1987 (Nova Iorque), 1989 (Barcelona) e 1991 (San Jose), a representação tinha sido apenas masculina; na edição de 1993 (Monterrey), apenas os femininos participaram. Agora, enfim, a marcha portuguesa atingia novo patamar de reconhecimento, traduzido na aceitação de que dispunha realmente de valor suficiente para uma participação em pleno (enfim, o pleno possível) na mais importante competição de marcha atlética do mundo.

Com atletas a regressarem de lesões ou ainda acometidos por elas (José Urbano, ainda assim o melhor português nos 20 km masculinos, ou Susana Feitor, a melhor no 10 km femininos) ou em primeiras experiências nestas andanças (irmãos Vieira, Virgílio Soares, Luís Ribeiro), a formação portuguesa teve desempenho discreto o plano individual, mas aceitável na vertente colectiva: 28.º lugar nos 20 km masculinos entre 33 países, 14.º nos 10 km femininos entre 25 formações e 18.º nos 50 km antes 25 selecções (17.º lugar global masculino entre 35 países).

Já nos mundiais de atletismo de Gotemburgo, marcados na marcha atlética por acontecimentos que haveriam de ter consequências relevantes na regulamentação da especialidade nos anos seguintes, presença de um atleta em cada prova, com José Urbano a ser 17.º nos 20 km masculinos (1.26.10), Susana Feitor a terminar na 17.ª posição os 10 km femininos (44.25) e José Magalhães a ser 21.º nos 50 km (4.09.38).

Nota final para assinalar que, depois de no ano anterior, a Federação Portuguesa de Atletismo ter excluído a marcha do programa de um dos dois escalões do Olímpico Jovem, o procedimento foi revertido, voltando a haver provas de marcha para masculinos e femininos de iniciados e juvenis (ou seja, as 1uatro provas que existiam de início). No entanto, a decisão não veio para ficar, como se verá nos anos seguintes.

Relação das provas mais importantes efetuadas em 1995

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

29 e 30 de Abril, Taça do Mundo de Marcha, Pequim, China. 29/4, 20 km masculinos: 1.º, Zewen Li (China), 1.19.44; 2.º, Mikhail Shchennikov (Rússia), 1.19.58; 3.º, Bernardo Segura (México), 1.20.32 (...) 47.º, José Urbano (Portugal), 1.27.21 (...) 66.º, João Vieira (Portugal), 1.31.27 (...) 72.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.31.55 (...) 87.º, Virgílio Soares (Portugal), 1.35.49 (124 participantes). Classificação colectiva: 1.º, China, 150 pontos; 2.º, Itália, 422; 3.º, México, 420 (...) 28.º, Portugal, 288 (33 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Hongmiao Gao (China), 42.19; 2.ª, Yelena Nikolayeva (Rússia), 42.32; 3.ª, Hongyu Liu (China), 42.49 (...) 15.ª, Susana Feitor (Portugal), 44.25 (...) 63.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 48.23 (...) 74.ª, Sofia Avoila (Portugal), 49.43 (...) 86.ª, Lígia Gonçalves (Portugal), 51.23 (104 participantes). Classificação colectiva: 1.º, China, 443 pontos; 2.º, Itália, 429; 3.º, Rússia, 424 (...) 14.º, Portugal, 331 (25 participantes). 30/4, 50 km masculinos: 1.º, Yongshen Zhang (China), 3.41.20; 2.º, Jesús Garcia (Espanha), 3.41.54; 3.º, Valentin Kononen (Finlândia), 3.42.50 (...) 35.º, José Magalhães (Portugal), 4.02.57 (...) 61.º, Augusto Cardoso (Portugal), 4.19.33; 71.º, Luís Ribeiro (Portugal), 4.28.53 (...) 78.º, José Pinto (Portugal), 4.37.32 (102 participantes). Classificação colectiva: 1.º, México, 426 pontos; 2.º, Rússia, 419; 3.º, Espanha, 413 (...) 18.º, Portugal, 304 (25 participantes). Classificação colectiva masculina (20 km + 50 km): 1.º, México, 846 pontos; 2.º, Itália, 815; 3.º, China, 805 (...) 17.º, Portugal, 592 (35 participantes).

13 a 23 de Junho, XI Campeonatos do Mundo de Veteranos - Pista, Buffalo, E.U. América. 16/7, 5000 m femininos W50: 1.ª, Heidi Maeder (Suíça), 27.00,15 (...) 17.ª, Olívia Matos Monraia (Portugal), 34.00,96 (29 participantes). 21/7, 10 km femininos W50: 1.ª, Heidi Maeder (Suíça), 54.40 (...) 15.ª, Olívia Matos Monraia (Portugal), 1.08.10 (30 participantes).

27 a 30 de Julho, Campeonatos da Europa de Juniores, Nyíregyháza, Hungria. 27/7, 5000 m femininos: 1.ª, Sofia Avoila (Portugal), 22.13,23; 2.ª, Olga Panfyorova (Rússia), 22.24,95; 3.ª, Jana Weidemann (Alemanha), 22.30,90 (...) 5.ª, Isilda Jorge (Portugal), 23.33,12 (14 participantes). 29/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Andreas Erm (Alemanha), 40.51,38; 2.º, Francisco Fernández (Espanha), 41.02,34; 3.º, David Abellan (Espanha), 41.57,84 (...) João Vieira (Portugal), desclassificado; Sérgio Vieira (Portugal), desistente (18 participantes).

5 a 13 de Agosto, V Campeonatos do Mundo de Atletismo, Gotemburgo, Suécia. 6/8, 20 km masculinos: 1.º, Michele Didoni (Itália), 1.19.59; 2.º, Valentín Massana (Espanha), 1.20.23; 3.º, Yevgeny Misyulya (Bielorrússia), 1.20.48 (...) 17.º, José Urbano (Portugal), 1.26.10 (46 participantes). 7/8, 10 km femininos: 1.ª, Irina Stankina (Rússia), 42.13; 2.ª, Elisabeta Perrone (Itália), 42.16; 3.ª, Yelena Nikolayeva (Rússia), 42.20 (...) 17.ª, Susana Feitor (Portugal), 44.25 (45 participantes). 10/8, 50 km masculinos: 1.º, Valentin Kononen (Finlândia), 3.43.42; 2.º, Giovanni Perricelli (Itália), 3.45.11; 3.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 3.45.57 (...) 21.º, José Magalhães (Portugal), 4.09.38 (41 participantes).

23 de Agosto a 3 de Setembro, Universíadas de Verão, Fukuoka, Japão. 2/9, 20 km masculinos: 1.º, Daniel García (México), 1.24.11; 2.º, Giovanni Perricelli (Itália), 1.24.19; 3.º, Arturo di Mezza (Itália), 1.24.33 (19 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Annarita Sidoti (Itália), 43.22; 2.ª, Rossella Giordano (Itália), 43.30; 3.ª, Larisa Ramazanova (Rússia), 43.56; 4.ª, Susana Feitor (Portugal), 44.05 (21 participantes).

Campeonatos nacionais

18 e 19 de Fevereiro, 7.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 18/2, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 20.18,91; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.41,67; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.56,47 (6 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.34,23 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.18,57; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 13.18,80 (11 participantes).

26 de fevereiro, XI Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (...), Benavente. 50 km seniores masculinos: 1.º, José Magalhães (AC Alfenense), 3.59.00; 2.º, José Pinto (CDUL), 4.23.59; 3.º, Luís Ribeiro (Sporting CP), 4.29.57 (6 participantes). 10 km seniores femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.22; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 45.59; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 48.40 (7 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, António Pereira (AC Alfenense), 3.07.20; 20 km juniores masculinos, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.35 (recorde nacional de juniores); 10 km juniores femininos, Sofia Avoila (CD Montijo), 47.46; 10 km juvenis masculinos, Luís Correia (CUA Benaventense), 46.34; 5 km juvenis femininos, Maria Salomé Rodrigues (GD Lourocoop), 25.30; 10 km veteranos masculinos, Agostinho Madaleno (Selsa), 47.41; 5 km veteranos femininos, Maria Rosa Brito (GD Lourocoop), 36.25. Torneio Nacional Marchador Jovem: 3 km infantis masculinos, Ivo Madaleno (Selsa), 16.40; 2 km infantis femininos, Sheila Azevedo (FC Ferreiras), 10.13; 4 km iniciados masculinos, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 20.00; 3 km iniciados femininos, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.10. Prémio Benjamim CM Benavente: 2 km masculinos, Luís Frota (CA Galinheiras), 11.53; 1 km femininos, Marisa Romão (CR Grandolense), 5.41.

20 e 21 de Maio, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Marinha Grande. 20/5, 5000 m masculinos: 1.º, João Santos (ESNA), 29.00,37; 2.º, Vítor Araújo (NA Cucujães), 29.13,68; 3.º, José Filhó (Zona Azul), 30.31,34 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Natália Santos (GD Lourocoop), 18.17,15; 2.ª, Fernanda Lopes (Drizes), 21.45,39; 3.ª, Tchela Tchizainga (Odivelas FC), 24.45,74 (4 participantes).

10 e 11 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Marinha Grande (org.: FPA). 10/6, 5000 m masculinos: 1º, Luís Correia (CUA Benaventense), 22.23,14; 2.º, Bruno Silva (AC Alfenense), 23.44,44; 3.º, Hugo Bernardo (CN Rio Maior), 23.44,95 (17 participantes). 4000 m femininos: Inês Henriques (CN Rio Maior), 19.50,56; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 20.21,22; 3.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 20.34,82 (11 participantes).

24 e 25 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Maia. 24/6, 5000 m masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 21.18,96; 2.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 21.45,92; 3.º, Carlos Gomes (AA Coimbra), 23.53,50 (4 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 15.09,76; 2.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 15.25,43; 3.ª, Fátima Costa (CF «Os Belenenses»), 15.34,40 (8 participantes).

24 e 25 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Estádio Universitário de Lisboa. 24/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.41,88; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior, 19.52,98 (recorde nacional de juniores); 3.º, José Pinto (CDUL), 21.42,00 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 14.16,41; 2.ª, Sandra Oliveira (AC Braga), 15.36,74; 3.ª, Dora Cabrita (Sporting CP), 15.39,95 (8 participantes).

1 e 2 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Braga (org.: FPA). 1/7, 10.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 41.21,31 (recorde nacional de juniores e sub-23); 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 42.54,23; 3.º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 44.17,60 (13 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.16,0; 2.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 23.58,1; 3.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 24.54,7 (10 participantes).

15 e 16 de Julho, Campeonatos de Portugal, Viseu (org.: FPA). 15/7, 20 km masculinos: José Urbano (SL Benfica), 1.27.09; 2.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 1.30.11; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.33.11 (14 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 46.28; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 46.51; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 49.26 (10 participantes).

Principais eventos (entre outros):

8 de Janeiro, Provas de Observação de Marcha Atlética, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA), 60 participantes (vários escalões). 1 hora masculinos/t.p. 10.000 m: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 14.028 metros (recorde nacional de juniores)/42.59,47; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 13.986 m/42.59,66; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 13.824 m/43.28,10 (24 participantes). Meia hora/t.p. 5000 m: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 7023 metros/21.22,4 (recorde nacional absoluto); 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 6394 m/23.24,3; 3.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 6180 m/24.03,8 (14 participantes).

14 de Janeiro, V Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: Clube Rec. Grandolense), 115 participantes de 19 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: José Magalhães (AC Alfenense), 1.28.10; 2.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 1.28.37; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.28.57 (17 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.39; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.39; 3.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 48.59 (7 participantes).

5 de Março, LXIV Campeonato de Espanha de Marcha em Estrada, Palma de Maiorca, Espanha. 10 km absolutos femininos: 1.ª, Olimpiada Ivanova (Rússia), 43.06 (...) 6.ª, Susana Feitor (Portugal), 44.45 (38 participantes).

11 de Março, VIII Grande Prémio «Cidade de Montijo» (org.: C. Mun. Montijo e CD Montijo), 80 participantes de 18 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.26.19; 2.º, José Pinto (CDUL), 1.30.46; 3.ª, António Pereira (AC Alfenense), 1.32.03 (13 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 48.44,2; 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 48.44; 3.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 54.16 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CD Montijo, 47 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 29; 3.º, AC Alfenense, 26.

1 de Abril, IV Grande Prémio de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 113 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.27.19; 2.º, 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.29.46; 3.º, Juan Ramilo (Celta de Vigo), 1.32.20 (15 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 46.43; 2.ª, Tina Poitras (Canadá), 47.13; 3.ª, Lynda Brubaker (E.U. América), 47.28 (13 participantes).

23 de Abril, Inatel – Camp. Nacional de Marcha em Estrada, Ovar (org.: Inatel/Deleg. Aveiro). Aprox. 20 km absolutos masculinos: 1.º João Dias (individual/Setúbal), 1.36.19 (1.º sénior); 2.º, Agostinho Madaleno (CCD Selsa), 1.37.11 (1.º veterano); 3.º, Mário Rato (CCD Arsenal Alfeite), 1.37.30 (2.º sénior) (...) Celso Martinho (CCD Ponterrolense), 2.18.54 (1.º, aspirante). Aprox. 10 km absolutos femininos: 1.ª, Fernanda Ferreira (CCD Ariston), 54.09 (1.ª sénior); 2.ª, Carla Carvalhal (CCD Ponterrolense), 1.04.26 (2.ª sénior); 3.ª, Mónica Gama (CCD Ponterrolense), 1.05.34 (1.ª aspirante). Nota: irregularidades no percurso não garantiram as distâncias percorridas.

5 de Maio, X Grande Prémio da Reboleira (org.: Junta de Freguesia da Reboleira), 75 participantes de 10 clubes (vários escalões). 10 km masculinos absolutos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 42.32; 2.º, José Pinto (CDUL), 43.41; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 44.56 (1.º, júnior) (12 participantes). 5 km femininos absolutos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 23.50; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.21 (1.ª júnior); 3.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 24.23 (2.ª júnior) (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 113 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 98; 3.º, CD Montijo, 91.

13 de Maio, 10.º Meeting do N.A. Cucujães, Maia. 5000 m masculinos: 1.º, José Magalhães (AC Alfenense), 21.47,29; 2.º, António Pereira (AC Alfenense), 22.30,95; 3.º, António Ramalho (AC Alfenense), 23.19,10 (7 participantes).

13 e 14 de Maio, Torneio Olímpico Jovem - Fase Nacional, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA). 13/5, 5000 m sub-18 masculinos: 1.º, Carlos Oliveira (Guarda), s/t; 2.º, Bruno Ribeiro (Aveiro), s/t; 3.º, Bruno Silva (Porto), s/t (18 participaantes). 4000 m sub-18 femininos: 1.ª, Carla Batista (Santarém), 20.15,8; 2.ª, Salomé Rodrigues (Aveiro), 20.29,7; 3.ª, Vanda Ribeiros (Faro), 21.30,4 (13 participantes). 4000 m sub-16 masculinos: 1.º, Acácio Diogo (Setúbal), 19.31,0; 2.º, Rui Sousa (Porto), 20.10,0; 3.º, Duarte Melo (Santarém), 20.17,2 (17 participantes). 3000 m sub-16 femininos: 1.ª, Inês Henriques (Santarém), 14.31,8; 2.ª, Ana Grilo (Setúbal), 16.21,2; 3.ª, Ana Maia (Açores), 16.32,6 14 participantes).

25 de Maio, Søfteland Grand Prix, Bergen, Noruega. 20.000 m masculinos: 1.º, Nick A’Hern (Austrália), 1.21.37,8; 2.º, José Urbano (Portugal), 1.23.29,2 (17 participantes).

27 de Maio, Torneio «Marcha Olímpica», Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA), 68 participantes de 16 clubes (vários escalões). 10.000 m absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 44.38,8 (1.º júnior); 2.º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 46.07,4 (2.º júnior); 3.º, Eduardo Garcia (CS Marítimo), 46.56,4 (3.º júnior) (11 participantes). 20.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.30.24,0 (recorde nacional de juniores em pista) (2 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 23.20,8 (1.ª júnior); 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.37,0 (2.ª júnior); 3.ª, Fátima Costa (CF «Os Belenenses»), 28.36,8 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 85 pontos; 2.º, CD Montijo, 48; 3.º, CA Galinheiras, 44.

28 de Maio, Meeting Internacional do Guadiana, Vila Real de St.º António. 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.26,86; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.32,82; 3.º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 21.45,93 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 13.14,88; 2.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 13.20,53; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 14.08,77 (5 participantes).

17 de Junho, Meeting Internacional de Lisboa, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA). 3000 m femininos: 1.ª, Larisa Ramazanova (Rússia), 12.27,74; 2.ª, Valentina Tsybulskaya (Bielorrússia), 12.27,97; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 12.53,10 (9 participantes).

18 de Junho, III Grande Prémio de Setúbal (org.: AsAS), 76 participantes de 13 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.25.21; 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.29.47; 3.º, António Pereira (AC Alfenense), 1.30.46 (11 participantes). 10 km femininos: Larisa Ramazanova (Rússia), 46.09; 2.ª, Valentina Tsybulskaya (Bielorrússia), 46.17; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 52.56 (5 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Alfenense, 122 pontos; 2.º, CD Montijo, 103; 3.º, CA Galinheiras, 83.

28 de Outubro, II Grande Prémio do Afonsoeiro (org.: JF Afonsoeiro), 85 participantes de 12 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 46.22 (1.º júnior); 2.º, João Dias (GD Selsa), 46.40; 3.º, Rui Teixeira (SL Benfica), 47.15 (2.º júnior) (11 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.19; 2.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 24.30; 3.ª, Carla Batista (CN Rio Maior), 26.00 (1.ª júnior) (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 55 pontos; 2.º, CD Montijo, 39; 3.º, GD Selsa, 25.

3 de Dezembro, III Grande Prémio de Benfica (org.: JF Benfica), 98 participantes de 13 clubes (vários escalões). 15 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.04.03; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.04.43; 3.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.07.31 (13 participantes). 7 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 32.10; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 35.39; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 37.32 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior; 2.º, CD Montijo; 3.º, GD Selsa e ADCR Bairro dos Anjos.

23 (?) de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). Vencedores absolutos, Sérgio Vieira (CN Rio Maior) e Susana Feitor (CN Rio Maior).

ESTATÍSTICA 1995

Recordes nacionais vigentes no final de 1995

Masculinos
Juniores, 10.000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 41.21,31 (Braga, 1/7/1995)
Juniores, 5000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 19.52,98 (Lisboa-U, 24/6/1995)
Juniores, 1 hora pista, João Vieira (CN Rio Maior), 14.028 metros (Lisboa-U, 8/1/1994)
Juniores, 20.000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 1.30.24,0 (Lisboa-U, 27/5/1995)
Juniores, 20 km, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.35 (Benavente, 26/2/1995)
Sub-23, 10.000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 41.21,31 (Braga, 1/7/1995)

Femininos
Iniciados, 4000 m, Inês Henriques (CN Rio Maior), 19.20,7 t.p. (Lisboa-U, 8/1/1995)
Sub-23, meia hora pista, Susana Feitor (CN Rio Maior), 7023 metros (Lisboa-U, 8/1/1995)
Seniores, meia hora pista, Susana Feitor (CN Rio Maior), 7023 metros (Lisboa-U, 8/1/1995)


Identificação das imagens: a comitiva nacional na Taça do Mundo de Marcha em Pequim, China, a vitória de Sofia Avoila nos mundiais de juniores em  Nyíregyháza, Hungria, evento também participado por Isilda Jorge (5.ª clas.), José Urbano, Susana Feitor e José Magalhães nos mundiais de atletismo em Gotemburgo, Suécia. Nos mais jovens, Sérgio e João Vieira, nos campeonatos de Portugal de pista coberta, Luís Correia e Inês Henriques, campeões nacionais juvenis.