Imagens: World Athletics. Montagem: O Marchador |
Antália, cidade do sul da Turquia e situada na região do Mediterrâneo, vai ser palco de mais uma edição do Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha, evento que contrariamente aos anos anteriores se disputa em apenas um dia e já no próximo domingo (21/4).
O evento mantém as tradicionais provas de 20 km, 10 km sub-20 e, excluídos que foram os 50 km, e depois os 35 km, integra agora em estreia em competições da World Athletics a Estafeta Mista de Marcha na distância da Maratona, prova esta que apurará 22 equipas diretamente para os Jogos Olímpicos de Paris.
Encontram-se inscritos 432 atletas de 52 países, 230 masculinos e 202 femininos, e distribuídos por provas da seguinte forma: 20 km, 109 masc. e 90 fem.; 10 km sub-20, 56 masc. e 50 fem., estafeta mista, 65 masc. e 62 fem. Durante o dia de hoje, sábado, serão feitas as confirmações finais e publicadas as listas de partidas, onde em definitivo se saberá as opções de atletas que se inscreveram nas provas de 20 km e da estafeta mista.
O programa horário é o seguinte (horas locais):
7h00 - 10 km sub-20 masculinos
8h00 - 10 km sub-20 femininos
9h10 - 20 km femininos
11h05 - 20 km masculinos
12h55 - Estafeta Mista na distância da Maratona
(menos 2 horas em Portugal continental)
As listas de inscritos em cada uma das provas, datadas a 16 de abril e ordenadas pelas melhores marcas da época, podem ser consultadas aqui.
Os juízes internacionais de marcha nomeados são: José Dias, Juiz Chefe (Portugal), Anne Fröberg (Finlândia), Wang Tak Fung (Hong Kong), Shaun Gallagher (Irlanda), Moonkess Jola (Maurícia), Rolf Müller (Alemanha), Ian Richards (Grã-Bretanha), Sergio Solana Sos (Espanha) e Hans van der Knaap (Países Baixos).
Um excelente livro estatístico da World Athletics sobre o evento, editado por Mark Butler e produzido em colaboração com a ATFS, pode ser consultado aqui. Nele se destaca que o atleta masculino com o maior número de presenças é o espanhol Jesús Ángel Garcia Bragado, com 13, de 1993 a 2018, e que em posições cimeiras se encontram os portugueses Augusto Cardoso e João Vieira, ambos com 11 presenças. Nos femininos, a liderança no número de presenças pertence à portuguesa Susana Feitor, e a Kristina Saltanovic, da Lituânia, ambas com 11. Contudo o referido documento não contabiliza, por lapso, a participação da atleta lituana na edição do evento em 2018, que assim soma 12 presenças! De notar que outra portuguesa, Inês Henriques, tem 10 participações no evento.
O «Livestream» do evento deverá estar disponível na página da World Athletics, aqui.
Fonte: World Athletics