quarta-feira, 17 de abril de 2024

China no Mundial de Seleções de Marcha Atlética 2024

Imagens:  World Athletics e Vector Flags. Montagem: O Marchador

A seleção da China, uma das cinco maiores potências mundiais na marcha atlética, inscreveu 27 atletas para o Mundial de Seleções que terá lugar no próximo domingo, em Antália, na Turquia, com os olhos postos nos Jogos Olímpicos de Paris, ambicionando a posições cimeiras em cada um dos cinco eventos incluídos no programa competitivo.

Na estafeta mista a China participará com 3 equipas (o número máximo permitido) tendo inscrito 7 atletas com um deles a ter de ser relegado para a prova individual de 20 km. Tendo todas as possibilidades de apurar duas seleções para os Jogos, o conjunto chinês, que inclui medalhados mundiais e olímpicos, é formado por Xianghong HE, Yandong Li, Qin Wang e Jun Zhang (masculinos) e Hong Liu, Shijie Qieyang e Jiayu Yang (femininos).

Nos 20 km femininos estão inscritas Zhenxia Ma, Haiying Ji, Li Peng, Lamei Yin e Yuxia Shi, Zhuoma Qiji e Li Ma, e nos 20 km masculinos, Zhaozhao Wang, Lihong Cui, Ning Lu, Xiangfei Zhao, Yongjie Wen, Haifeng Qian e Li Xingfu, sabendo-se que só cinco atletas de cada sexo perfilarão na linha de partida.

Nos 10 km Sub-20 masculinos a seleção é fortíssima com os seus três representantes, Chenjie Li, Shengji Shi e Jiawei Luo, os únicos na lista de inscritos a apresentarem-se com marcas abaixo da casa dos 40 minutos. Nos 10 km Sub-20 femininos, também se repete o cenário, com Xizhen Yang, Jiecuo Duo e Meiling Chen a liderarem a lista de inscritas com marcas bem superiores à concorrência, abaixo da casa dos 44 minutos.

Note-se que vários atletas da seleção chinesa são apoiados tecnicamente pelos conceituados treinadores italianos, Sandro Damilano, galardoado pelo Governo chinês pelos resultados obtidos pelos atletas por si conduzidos nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016 e que continuaram a ter sequência ao mais elevado nível nos últimos grandes eventos internacionais, e Patrizio Percesepe, este mais recentemente e que foi o principal responsável pelo sucesso dos campeões olímpicos de Tóquio, Massimo Stano e Antonella Palmisano.