sábado, 30 de setembro de 2023

Ronald Weigel é o «Treinador do Ano» na Alemanha

Ronald Weigel e individualidades várias na entrega do prémio.
Fotos: Jan Papenfuß/DLV. Montagem: O Marchador

A Federação de Atletismo da Alemanha (DVL) elegeu para “Treinador do Ano” 2023 o Técnico Nacional de Marcha Atlética, Ronald Weigel, numa cerimónia que decorreu na noite do passado sábado (23/09) por ocasião da realização da Conferência Permanente sobre Desporto de Competição, Desenvolvimento de Talentos e Promoção de Jovens Talentos, que teve lugar na cidade de Darmstadt.

Weigel foi um marchador de classe mundial que conquistou a medalha de ouro na prova dos 50 km marcha dos primeiros Campeonatos Mundiais de Atletismo, em 1983, que tiveram lugar em Helsínquia, voltando a subir a um dos lugares de pódio (medalha de prata), nos Mundiais de Roma, em 1987. Pela RDA, nos Jogos de Seul, em 1988, conquistou medalhas de prata nos 20 e 50 km marcha. Após a reunificação da Alemanha, juntou à sua fantástica coleção de medalhas mais uma, a de bronze, nos Jogos de Barcelona, em 1992.

Com toda a sua experiência no plano competitivo, Weigel, de 64 anos de idade, é o treinador de Christopher Linke, que no ano passado, em Munique, sagrou-se vice-campeão europeu nos 20 km marcha, e no verão deste ano voltou a impressionar muito favoravelmente ao obter dois novos recordes da Alemanha, nos 20 km (1:18:12) e nos 35 km (2:25:35), que lhe valeram dois ótimos quintos lugares nos Mundiais de Budapeste.

Ronald Weigel também foi o principal artífice dos bons resultados obtidos pela Seleção da Alemanha no Campeonato Europeu de Seleções de Marcha, disputado em maio deste ano na cidade checa de Podebrady, com a medalha de bronze de Linke nos 35 km, as medalhas coletivas, ambas de bronze, nos 20 e 35 km masculinos, bem como nos 10 km Sub-20 masculinos, seleção esta que incluiu Frederick Weigel, o seu filho, por ele treinado e que viria, três meses depois, em Jerusalém, a conquistar o título europeu Sub-20, isto, depois de igual proeza no Europeu Sub-18, no ano passado, nesta mesma cidade, seguindo os sucessos do seu pai, medalha de prata nos Europeus Sub-20, em Donetsk, no ano de 1977.

Fonte: DLV