O cartaz da primeira edição do evento. |
O primeiro Campeonato Ibero-americano de atletismo destinado à categoria sub-18 vai realizar-se de 15 a 17 do corrente mês de setembro em Lima, capital do Peru, e acolherá cerca de 300 atletas em representação de 14 países, uma organização da Federação Desportiva Peruana de Atletismo e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA).
A competição vai disputar-se no Estádio de La Videña e possibilitará a descoberta de talentos que ouviremos falar nos próximos anos em grandes eventos internacionais, alguns dos quais participarão nos próximos Campeonatos Mundiais sub-20, que vão ter lugar igualmente na capital peruana, em 2024.
O evento abrirá com a realização da prova de 5.000 metros marcha femininos num programa que contemplará ainda os 10.000 metros marcha masculinos, ambas em pista.
Portugal não estará representado na competição enquanto a Espanha levará 23 atletas (11 femininos e 12 masculinos) e o Brasil apresentar-se-á com uma equipa de 20 atletas (6 femininos e 14 masculinos).
A equipa de Juízes Internacionais de Marcha será formada por Paul Delgado (Peru), Cesar Augusto (Colômbia), Walter Oroszo (Equador), Nilton Ferst (Brasil) e Carlos Barrios (Guatemala).