Maria Orlete Mendes na Assembleia Geral da EMA em Pescara, com Walentina Fedjuschina e José Henriques. Fotos: fb José Henriques. Montagem: O Marchador |
Conforme anunciado pelo blogue «O Marchador» em maio do corrente ano (ver peça aqui), a marchadora veterana Maria Orlete Mendes, da faixa etária 70-74 anos, do Centro de Atletismo das Galinheiras, foi eleita pela EMA - European Masters Athletics como a melhor atleta europeia da disciplina em 2022.
A oportunidade da premiação aconteceu agora por ocasião dos EMACS - Campeonatos da Europa de Atletismo para Veteranos (pista), que estão a decorrer em Pescara, Itália, e no decorrer da Assembleia Geral da EMA, com Maria Orlete Mendes a receber a distinção das mãos da presidente daquele organismo europeu, Walentina Fedjuschina.
Maria Orlete Mendes, que tem como treinador o muito dedicado José Henriques, encontra-se a competir nos mencionados campeonatos, tendo já conquistado 2 medalhas de ouro, nos 5.000 metros em pista (23/9) e nos 10 km em estrada (26/9).
No próximo sábado (30/9) a atleta participa na prova dos 20 km, distância em que se perspetiva mais um relevante desempenho.