sábado, 14 de janeiro de 2023

Campeonatos dos EUA de 35 km marcha (2023) em Santee, Califórnia

Imagens: USATF. Montagem: O Marchador

No próximo domingo (15) vão ter lugar em Santee Trolley Square, em Santee, na Califórnia, os Campeonatos de Marcha Atlética dos Estados Unidos da América de 35 km em estrada, evento englobado no circuito internacional de marcha da World Athletics, o denominado “World Race Walking Tour”, com a categoria «Silver».

De destacar as presenças dos campeões em título, Nick Christie e Miranda Melville, bem como da recordista feminina norte-americana na distância, Robyn Stevens (2:49:29). Christie detém o recorde do seu país na distância com o tempo de 2:38:16, obtido nos Campeonatos da Irlanda de 2021, tendo competido este ano nos Mundiais de Eugene em 20 e 35 km, atualmente na posição 42 do ranking mundial, enquanto Robyn Stevens tem assegurada a sua participação nos Mundiais de Budapeste ao ter alcançado a 23 de abril do ano passado, em Dudince, os mínimos estabelecidos pela WA.

O evento, que segue as normas estabelecidas pela World Athletics para a homologação das marcas, com a atuação do número necessário de juízes internacionais, três no mínimo, servirá de seleção para os Campeonatos Mundiais de Atletismo, de 19 a 27 de agosto próximo, e para os Jogos Pan-americanos que terão lugar em Santiago do Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro deste ano, aqui, já com a novidade da introdução da prova mista de 35 km.

Os juízes internacionais de marcha que atuarão no evento são: Solomiya Login (Juiz-Chefe), Daniel Pierce, Jeffrey Salvage e Reginald Weissglas.

A lista de atletas inscritos pode ser consultada aqui.

Fonte: USATF