terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Andrea Cosi e Alexandrina Mihai, os melhores italianos nos 20 km marcha de Milazzo

Nos 20 km em Milazzo, em cima, Alexandrina Nihai, o grupo da liderança com
Xianghong He, Kaihua Wang, Andrea Cosi e Marc Tur, e em baixo, no campeonato Master,
Paola Zuccari, Anna Dipace e Vincenzo Pontrandolfo. Fotos: mdc - messina di corsa.
Montagem: O Marchador

Com uma magnífica jornada de marcha atlética aquela que foi protagonizada neste domingo em Milazzo e em que o ponto alto foram os 35 km que deram os primeiros títulos italianos do ano (ver peça própria no blogue «O Marchador», aqui), não se pode deixar de referir as outras provas, válidas para o Campeonato de Clubes de Marcha Atlética.

Nos 20 km masculinos, com os dois primeiros lugares a serem preenchidos pelos chineses Xianghong He, com 1:21:36, e Kaihua Wang, com 1:21:39, foi, no entanto, o italiano Andrea Cosi (10º nos Europeus de Munique) a realizar uma excelente prova chegando a par de Wang e com um recorde pessoal de 1:21:39, extraindo 20 segundos ao tempo conseguido no ano passado, na Corunha. Seguiram-se na classificação os espanhóis Marc Tur, com 1:24:36 (penalizado em 2 minutos) e Alvaro Nunez, com 1:24:45. Para os campeonatos de veteranos, Vincenzo Pontrandolfo (M45) foi o que realizou o melhor tempo ao fazer 1:44:37.

Nos 20 km femininos vitória da progressiva Alexandrina Mihai, com um novo recorde pessoal de 1:35:41, seguida de Vittoria Di Dato, com 1:39:58, ambas ainda no escalão Sub-23, com a terceira posição para Giulia Miconi, com 1:40:43. Nos veteranos, prova que atribuía os títulos nacionais nas diversas categorias, a melhor veterana em termos absolutos foi Anna Dipace (W45) com 2:03:32.

Nos 20 km Sub-20, Cristian Serra venceu nos masculinos com o tempo de 1:34:20, enquanto no setor feminino, em 15 km, a vitória coube a Sofia Fiorini, com 1:14:25.

Nos 10 km masculinos Sub-18, Giuseppe Disabato, com grande categoria e tecnicamente exemplar ganhou com o tempo de 45:15, com Omar Moretti na segunda posição com o tempo de 47:55 e Tommaso Nocchi a fechar o pódio no tempo de 49:24, enquanto na prova feminina as três primeiras a realizarem tempos abaixo da casa dos 52 minutos, Serena Di Fabio (51:06), Elisa Marini (51:39) e Lucrezia Nieri (51:46), com uma muito boa participação e excelentes executantes sob o ponto de vista técnico.

Em suma, foi uma excelente organização levada a efeito no centro da cidade com a partida e chegada na Praça Caio Duilio e que esteve a cargo da Associação Duilia de Barcelona e que contou com o forte apoio da Câmara Municipal de Milazzo, que homenageou a figura do ex-marchador de Milazzo, Maurizio Catanzaro, falecido há um ano. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Pippo Midili, que deu o tiro de partida, o Diretor-técnico da FIDAL, Antonio La Torre, que elogiou o trabalho competente dos juízes de marcha, o presidente da FIDAL Sicília, Totó Gebbia, o governador provincial, Nunzio Scolaro, além dos familiares de Catanzaro.

Consulte os resultados completos das várias provas do programa, aqui.