sábado, 21 de janeiro de 2023

Campeonatos da Grécia de 35 km marcha este domingo, em Schinias

Fotos: TAF Atletizm e Arne Müseler/Wikipedia. Montagem: O Marchador

Os campeonatos gregos de 35 km marcha vão ter lugar este domingo em Schinias, na região de Ática, a 42 km a leste de Atenas e que se localiza junto ao mar, na histórica Praça da Maratona, na zona que recebeu as provas de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos de 2004.

A competição proporcionará a possibilidade dos melhores marchadores helénicos tentarem o acesso às grandes competições anuais que se avizinham, nomeadamente, neste ano, o Campeonato Europeu de Nações de Marcha Atlética, a 21 de maio, em Podebrady, na República Checa e, principalmente, os Campeonatos Mundiais de Atletismo, que terão lugar no próximo mês de agosto, em Budapeste, capital da Hungria.

O circuito da competição tem um perímetro de 2 quilómetros e não se aplica neste evento a zona de penalização. Com início às 10:00 horas da manhã, além das provas de 35 km, no setor masculino com 9 atletas inscritos e no feminino com 4, haverá ainda a realização de provas de 20 km e para os escalões mais jovens de 5 e 10 km.

Na prova masculina, o principal favorito à vitória é o crónico campeão Alexandros Papamichail (7 títulos nacionais ao ar livre, 6 em pista coberta) que no ano passado, nos Mundiais de Eugene, Oregon, a 24 de julho, estabeleceu o recorde nacional da Grécia com o tempo de 2:39:56.

Na prova feminina, com a ausência da grande estrela do atletismo grego da atualidade, Antigoni Ntrismpioti, em estágio de preparação na Austrália, cuja atuação ficou marcada no último ano pelo impressionante domínio nos Europeus de Munique, nas duas provas da marcha feminina, primeiro nos 35 km (medalha de ouro) repetindo a proeza 93 horas depois, nos 20 km (recorde pessoal), isto aos 38 anos de idade, uma das principais favoritas passa a ser Kiriaki Filtisakou, 11ª nos Mundiais de Nações, em Muscat (Omã) e que tem um recorde pessoal de 2:51:51.

Outro facto assinalável, agora no âmbito da arbitragem, é a participação do português José Ganso na qualidade de juiz internacional de marcha, entrando o setor da arbitragem portuguesa no presente ano com as atuações internacionais além-fronteiras do já assinalado juiz português e de Jorge Salcedo, Delegado-técnico nos Campeonatos do Mediterrâneo Sub-23 de pista coberta, que se realizam este fim de semana em Valência.

A par de José Ganso, a organização do evento – a Federação de Atletismo da Grécia (SEGAS), conta com a presença dos internacionais Mara Baleani (Itália) e Alexandru Stefan (Roménia), fazendo equipa com os seus colegas gregos, Yiannis Grioglou, o decano dos juízes de marcha gregos, juiz-chefe da prova, Dimitra Basiuka, Hara Xiarchu, Kiriaki Chrissomalli e a imprescindível Zoe Gini, que será a coordenadora da atividade neste âmbito, que já foi internacional e atualmente exerce funções relevantes na especialidade.

A lista de saída pode ser consultada aqui.