Alexandros Papamichail, Kyriaki Filtisakou e os pódios dos campeonatos de 35 km. Fotos: Federação de Atletismo da Grécia. Montagem: O Marchador |
Alexandros Papamichail e Kyriaki Filtisakou foram as grandes figuras dos Campeonatos da Grécia de 35 km marcha que tiveram lugar em Schinias (boas condições meteorológicas) com a consagração dos primeiros títulos helénicos da época, numa competição que contou com a atuação do juiz internacional português José Ganso.
Na prova masculina da nova distância da marcha atlética que será incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Papamichail sagrou-se tricampeão nacional na distância completando a prova no tempo de 2:40:58, não tão rápido como gostaria, queixando-se do piso algo duro. O próximo objetivo será alcançar uma marca à volta das 2:36:00 e para esse efeito vai deslocar-se no próximo mês à Colômbia onde aí permanecerá durante 4 semanas para um estágio. Na segunda posição dos campeonatos gregos classificou-se Yannis Kavkas, com 2:53:59, fechando o pódio Kostas Dentopoulos, com 2:59:07.
Na prova feminina, Filtisakou alcançou o seu primeiro título na distância obtendo o tempo de 2:56:59, não aquele que desejaria, mas, segundo ela referiu, há mais provas pelo caminho, quer de 35 km, quer de 20 km e tem os olhos postos em Budapeste. Na segunda posição do pódio classificou-se Olga Fiaska (há perto de 5 anos sagrou-se vice-campeã europeia Sub-18) que registou o tempo de 2:59:13, a apenas 5 segundos do seu recorde pessoal fixado na edição anterior dos campeonatos. Debelados problemas de saúde, recomeçou a preparação em setembro e sem esquecer os Mundiais de agosto, aposta nos Europeus de Sub-23. A terceira foi Sofia Alikanioti com o tempo de 3:13:24.
Nos 20 km marcha femininos, Anastasia Antonopoulos, que ainda pertence ao escalão Sub-20, estreou-se na distância para se familiarizar com ela apostando em 2024 e conseguiu um excelente desempenho ao fazer o tempo de 1:47:24 que sendo mínimos para os Europeus Sub-23 não poderá, no entanto, neles participar, mas vai certamente apostar nos Europeus da sua categoria.
Nos 20 km masculinos, Andreas Papastergiou foi o vencedor com o tempo de 1:37:11, não conseguindo os mínimos para os Europeus de Sub-23, que são de 1:35:00.
Nos 10 km Sub-20 masculinos, destaque para a prestação de Giorgos Kritoulis, que com a marca de 45:46 alcançou os mínimos (46:00) para os Europeus da categoria Sub-20.
Resultados completos, aqui.