sábado, 30 de abril de 2022

Estrelas mundiais no Grande Prémio de Rio Maior, a 7 de maio

Imagens: LOC Rio Maior. Montagem: O Marchador

A edição nº 29 do Grande Prémio Internacional de Rio Maior, o mais importante evento que tem lugar no nosso país e um dos que fazem parte do restrito grupo de provas incluídas na categoria de ouro da World Race Walking Tour, vai ter lugar no próximo sábado (7 de maio) no centro de Rio Maior.

Além das principais provas internacionais de Rio Maior, na distância de 20 km, que os atletas percorrerão num circuito de mil metros, serão realizadas também provas de 10 km destinadas ao escalão Sub-20 e outras promocionais destinadas a outros escalões etários.

Será, pois, uma nova oportunidade dos melhores atletas, portugueses e estrangeiros, conseguirem os mínimos e marcas de qualificação para os rankings mundiais da disciplina com vista aos grandes eventos internacionais que se avizinham, nomeadamente, os Campeonatos Mundiais de Atletismo, em Eugene, Oregon, nos EUA, os Campeonatos Europeus de Atletismo, em Munique, na Alemanha, e os Campeonatos Mundiais de Sub-20, em Cali, na Colômbia.

Nas provas dos 20 km marcha, cujas inscrições já encerraram e que contam com a participação de atletas de Portugal, Argentina, Brasil, Peru, México, Colômbia, Equador, França, Espanha, entre outros, anteveem-se interessantes duelos para os lugares cimeiros, no setor masculino, com a chamada de atenção para o brasileiro Caio Bonfim e o equatoriano Brian Daniel Pintado e, no setor feminino, para a portuguesa Ana Cabecinha e a peruana Kimberly García León.

Caio Bonfim, medalha de bronze nos Campeonatos Mundiais de Londres, em 2017, em Londres, venceu com grande espetacularidade o Grande Prémio de Podebrady, no princípio deste mês de abril, realizando o tempo de 1:18:54, uma das melhores marcas mundiais do ano e que fica a escassos 7 segundos do seu recorde pessoal e recorde do Brasil, estabelecido na Corunha, em 2019. Já Daniel Pintado, nessa mesma prova da República Checa, bateu o seu recorde pessoal ao concluir na quarta posição com o tempo de 1:19:47.

Ana Cabecinha, que é a recordista de Portugal na distância, com o tempo de 1:27:46, obtido nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, obteve a sua melhor marca do ano também em Podebrady onde fez 1:31:21, mínimos para os Europeus de Munique e ficando a apenas 21 segundos dos mínimos para os Mundiais de Atletismo. Kimberly García, que recentemente nos 35 km de Dudince, estabeleceu o recorde sul-americano na distância (2:43:19), entrou no pódio dos Mundiais de Seleções de Marcha Atlética, competição que se realizou em Omã, tendo este ano realizado a sua melhor marca na distância a 6 de fevereiro, em Lima, com o tempo de 1:32:00.

Para a competição de Rio Maior a World Athletics nomeou para Delegado Técnico o polaco Janusz Krynicki. Os juízes internacionais que intervirão no evento serão o português José Dias (juiz-chefe), a turca Gaye Bekler, o suíço Frédéric Bianchi, o espanhol Luis Maroto, o inglês Steve Taylor, a italiana Mara Baleani e o português Vasco Guedes. O responsável máximo pelo secretariado será o também juiz internacional português, José Ganso.