sexta-feira, 1 de abril de 2022

90.º Grande Prémio Internacional de Podebrady, este sábado

Imagens: LOC Podebrady RW 2022. Montagem: O Marchador

Podebrady, na República Checa, vai acolher, neste próximo sábado (2 de abril), o Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética da cidade, organizado pela Federação de Atletismo da República Checa, evento que marca a inauguração da série GOLD do novo figurino de grandes eventos internacionais, designado por “World Athletics Race Walking Tour” e que terá o simbolismo de chegar à sua 90.ª edição, certamente uma das mais antigas provas do mundo na especialidade e que anualmente proporciona tão bons resultados desportivos.

O parque da cidade (SPA Colonnade), que agora nos presenteia com esta grande manifestação desportiva, foi o cenário escolhido para a realização da última edição do Campeonato Europeu de Seleções de Marcha, em 2021, voltando a realizá-lo em 2023 e 2025. Antes, em 1997, realizou a Taça do Mundo de Marcha. No século XIX, em 1894, organizou-se a primeira prova de marcha, na distância de 50 km, percorrida entre Praga e Podebrady. A primeira edição do presente evento data de 1929, apenas com uma interrupção de quatro anos devido à II Grande Guerra Mundial.

São 367 atletas os que competirão nas mais diversas provas do programa com destaque, naturalmente, para os 20 km masculinos (91 inscritos) e os 20 km femininos (59 inscritas), que contam com a participação de atletas de primeiríssimo nível mundial e vários deles a procurarem obter, desde já, os mínimos de qualificação direta para os Mundiais de Oregon e para os Europeus de Munique, ou cimentando as suas posições no ranking mundial de acesso àqueles eventos, o primeiro reservado aos 60 melhores e o segundo tendo por limite a participação de 30 marchadores, tando nos 20 km como nos 35 km.

Na principal competição masculina, chamamos a atenção para o maior favorito à vitória, o sueco Perseus Karlström, com um recorde pessoal de 1:18:54, ele que foi medalha de bronze nos últimos Mundiais, vencedor indiscutível do recente Mundial de Seleções e com dois títulos nos Europeus de Seleções, em 2019 e 2021. O brasileiro Caio Bonfim (1:18:47), o colombiano Éider Arévalo (1:18:53), os espanhóis Miguel Ángel Lópes (1:19:14) e Alberto Amezcua (1:19:46), o italiano Francesco Fortunato (1:19:43) e o britânico Tom Bosworth (1:19:38) são outros dos nomes a ter em conta para a luta pelo pódio.

Na prova feminina parece-nos indiscutível apontar para grande candidata ao triunfo a espanhola María Pérez, atual campeã espanhola na disciplina e que este ano está a realizar uma época notável, nos 20 e nos 35 km. Possui um recorde pessoal de 1:26:36. Outros grandes nomes do panorama mundial que devem ser levados a sério são as jovens mexicanas Alegna González (1:28:40) e Valeria Ortuño (1:29:11), a italiana Valentina Trapletti (1:29:57) e a portuguesa Ana Cabecinha, que parte para a prova com o segundo melhor recorde pessoal de todas as inscritas, com 1:27:46, recorde de Portugal.

A propósito, refira-se a presença de uma extensa delegação portuguesa, com 6 atletas nas provas de 20 km e 3 na prova masculina dos Sub-20 o que, se com outro tipo de planificação e visão para a disciplina da marcha, seria um bom tónico motivacional a inclusão de Portugal no encontro internacional de seleções que anualmente reúne, além do país organizador, a Itália, a França, a Hungria, a Irlanda, a Lituânia e a Eslováquia.

Os juízes internacionais de marcha que atuarão nas provas são: Frédéric Bianchi (Suíça), Janusz Krynicki (Polónia), Emmanuel Tardi (França), Hans Van der Knaap (Países Baixos) e Martin Skarba (Eslováquia), chefiados pelo checo Miloslav Lapka. O Delegado Técnico, nomeado pela World Athletics, é o inglês Steve Taylor.

A prova feminina dos 20 km marcha tem o seu início agendado para as 13:00 horas locais (12:00 horas em Portugal continental) e a prova masculina dos 20 km começará às 15:00 horas locais com transmissão em direto na página de Facebook da Federação Checa de Atletismo [aqui].

As listas de saída podem ser consultadas no «site» do LOC de Podebrady, aqui.