sexta-feira, 22 de abril de 2022

Dudince, este sábado, será a capital mundial da marcha

Imagens: Dudinská 50. Montagem: O Marchador

Um grande evento em perspetiva o que vai ocorrer no dia de amanhã, sábado, na cidade eslovaca de Dudince, local com grandes tradições na marcha atlética e que já acolheu edições da Taça da Europa/Europeu de Seleções de Marcha, palco da edição nº 41 do “Dudinska 50”, a realizar-se num circuito plano com um perímetro de um quilómetro, adequado a fazerem-se aí excelentes resultados, evento que pela primeira vez integra a categoria GOLD da World Athletics Race Walking Tour, do qual fazem parte apenas mais outros cinco eventos no mundo inteiro.

Dois campeões olímpicos, o italiano Massimo Stano e a chinesa Shijie Qieyang, são as figuras de maior destaque de um numeroso lote de bons atletas que partirão na principal prova do programa, os 35 km, pela primeira vez a realizar-se em Dudince, em substituição dos tradicionais 50 km, distância aquela que vai entrando na cena mundial do atletismo.

Stano fará a sua primeira prova a sério na distância (em janeiro de 2019 fez um teste em contra relógio no tempo de 2:35:03), nos nacionais de marcha em estrada, apontando claramente para aos mínimos para os Mundiais de Eugene naquela que será a sua primeira prova, passados 217 dias depois da sua última competição, os Campeonatos de Clubes de Itália, em Palermo, e depois de várias honrarias, a última concedida pelo Presidente da República, Sergio Mattarella, a propósito das comemorações do 170º aniversário da PSP, da qual ele é membro, se bem que a dedicação total seja à marcha, mas ali tem a sua profissão salvaguardada tal como acontece com vários outros atletas italianos de topo.

Já quanto a Shijie Qieyang, que lidera uma vasta e valiosa representação chinesa, vai estrear-se na distância, ela que recentemente soube que é campeã olímpica (Londres’2012) com a desclassificação por doping da russa Yelena Lashmanova. Com um magnífico recorde pessoal de 1:24:45 nos 20 km, obtidos no ano passado, a bi medalhada em campeonatos mundiais, 7.ª nos Jogos de Tóquio, vai fazer a sua primeira competição da época.

São muitos outros os atrativos que a competição proporcionará, nomeadamente o de se saber quais e quantos recordes nacionais e continentais serão batidos neste evento de 35 km que albergará os campeonatos nacionais da Eslováquia, República Checa, Croácia, Hungria, Roménia e Ilhas Maurícias.

Estão inscritos mais de 230 atletas, em representação de 28 países, sendo que 10 deles são de países da América Central e do Sul, o México com 19 atletas, a Guatemala com 15, sendo evidente o interesse despertado no mundo inteiro por esta nova disciplina da marcha com 80 atletas a manifestarem o seu interesse em participarem na prova masculina, mais do que em Omã, nos Mundiais de Nações, número que surpreendeu os próprios organizadores que agora pensam num novo figurino para o próximo ano (coincidindo com o prazo limite da certificação) que seja ainda mais largo nas curvas, tornando-o ainda mais rápido e mantendo o perímetro de um quilómetro.

Sobre a participação portuguesa, a sétima mais numerosa das delegações presentes em Dudince, estão inscritos Inês Henriques, campeã mundial (2017) e europeia (2018) dos 50 km marcha, João Vieira, vice-campeão mundial em Doha 2019 e 5º classificado nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Tóquio, além de Vitória Oliveira, Sandra Silva, Bruna Marques, Raquel Pimentel, Hélder Santos, Rúben Santos, Manuel Marques e André Miranda.

Nas provas dos 20 km, a guatemalteca Mayra Carolina Herrera Perez, com um recorde pessoal de 1:30:27, e o campeão mundial de 2017, Eider Arévalo, da Colômbia, são as figuras mais destacadas entre os participantes nesta distância.

Relembramos que os mínimos para os Mundiais são de 2:33:00, nos homens, e de 2:54:00 nas mulheres, e nos Europeus de Munique de 2:35:00 no setor masculino e de 2:55:00 no setor feminino.

A partida dos 35 km masculinos será às 8:30 horas locais (7:30 horas em Portugal continental) e um minuto depois será a vez de partirem as senhoras. Os 20 km terão o seu início às 13:30 horas locais, todas as provas com transmissão em direto através do site do evento ou no YouTube [aqui].

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.