quinta-feira, 14 de abril de 2022

Campeonatos do Japão de 35 km marcha em Wajima

Cartaz do evento. Montagem: O Marchador

Os 106ºs Campeonatos de Marcha Atlética do Japão, que desde a edição nº 59, de 1975, com uma única exceção (na edição 91, em Kobe), têm sido sempre disputados na cidade de Wajima e sempre na distância de 50 km, marcam este ano um ponto de viragem na tradição nipónica com a realização, pela primeira vez dos 35 km, que segue assim a tendência mundial com a substituição daquela distância por esta em grandes eventos internacionais, começando já pelos Mundiais de Oregon e com o seu ponto alto nos Jogos Olímpicos de Paris.

A competição, que terá lugar no próximo domingo (17 de abril) já está enraizada na população local e que desde sempre vem sendo realizada neste mês de abril, terá o seu perímetro encurtado de dois quilómetros para apenas um e é seletiva para os Mundiais de Atletismo e os Jogos Asiáticos. Além disso, também se realizarão provas de 20 km para o mesmo fim.

Especialmente no setor masculino, o Japão tem dominado o panorama mundial da marcha atlética nas grandes distâncias restando saber (Wajima vai dar-nos indicações importantes) qual o desempenho dos marchadores japoneses nesta nova distância, inscritos que estão 26 atletas, muitos sem experiência nesta nova distância, mas o nível será, disso temos a certeza, elevadíssimo.

Yusuke Suzuki, atual campeão dos 50 km marcha (Doha 2019) tem assegurada a participação em Oregon (wild card), e Masatora Kawano (6º nos Jogos de Tóquio), o atual campeão de 50 km marcha, que bateu o recorde nacional do seu país, com 3:36:45, marca obtida no período de qualificação, são os dois atletas que já garantiram a presença nos 35 km de Oregon, faltando saber quem serão os outros dois que os acompanharão a Eugene.

Nos 35 km femininos, com 9 participantes inscritos, todas especialistas nos 20 km, Serena Sonoda é a mais credenciada delas todas. Todas as provas serão transmitidas em direto no canal da Federação Japonesa de Atletismo.

A competição está integrada no conjunto de provas qualificáveis para os Campeonatos Mundiais, numa lista que se encontra disponível no site da World Athletics e que, por conseguinte, obriga à medição do circuito por um elemento do Painel Internacional de Medidores bem como à presença de, pelo menos, três Juízes Internacionais de Marcha (do painel da WA ou dos painéis continentais), condições plenamente satisfeitas pela Organização, que contará com a atuação dos internacionais japoneses Hídeo Yamada e Tomoya Ishii, do painel asiático, e de Fung Wang Tak e Echo Yeung Man Chun, de Hong Kong, do painel da World Athletics, equipa que incluirá outros especialistas japoneses, um dos quais, Akira Fujisaki, que foi internacional, que assumirá as funções de juiz-chefe.

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.

Fonte: JAAF

Colaboração: Tomoya Ishii.