domingo, 20 de junho de 2021

Piergiorgio Andreotti: a marca histórica das 1300 competições realizadas

Piergiorgio Andreotti em competição no Festival de Alytus 2021 e na companhia dos
juízes internacionais de marcha. Fotos: Mindaugas Astrauskas e «O Marchador»

Na tarde do passado dia 11 de junho (sexta-feira), por ocasião do 47.º Festival Internacional de Marcha Atlética, que teve lugar na cidade de Alytus, na Lituânia, Piergiorgio Andreotti concluiu a sua prova n.º 1300, realizando no circuito de mil metros, o mesmo que acolheu há dois anos a Taça da Europa de Marcha, a distância de 5 km.

O nosso amigo Piergiorgio, com as suas 80 primaveras, assinaladas em dezembro passado, participa há muitíssimo tempo, como é de imaginar, em eventos de marcha realizados pelo mundo inteiro, entre os quais se contam provas no Montijo e em Albufeira. Verdadeiro apaixonado pela especialidade, é sempre com palavras muito elogiosas e carinhosas que nos expressa o que lhe vai na alma, sempre que o encontramos.

No livro dos eventos em que, meticulosamente, regista todas as provas em que tomou parte, o lugar das mesmas, a data, os resultados alcançados, os tempos obtidos, é de notar que Piergiorgio refere-se às 1.300 competições como sendo as que efetivamente concluiu, em mais de 170 mil quilómetros percorridos.

Com uma ligação afetiva ao Kronos Roma, uma prestigiadíssima instituição desportiva italiana, com uma ligação de muitos anos à marcha atlética e que sucedeu ao Marcia Club Centro Lazio, Piergiorgio Andreotti teve uma ligação afetiva muito próxima ao seu tio Giulio (o seu pai, Francesco, era o irmão mais velho deste), precisamente Giulio Andreotti, que foi sete vezes primeiro-ministro italiano, falecido em maio de 2013.

Um bem-haja querido amigo Piergiorgio, com quem tivemos o prazer e a honra de, a seu pedido, acompanhá-lo (os juízes internacionais) na foto comemorativa que assinala a efeméride, desejando que chegue, pelo menos, às mil e quatrocentas competições!