sábado, 26 de junho de 2021

Maia acolhe os Campeonatos de Portugal de pista ao ar livre

Cartaz dos campeonatos. Montagem: O Marchador

O Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho vai receber este fim-de-semana a edição n.º 106 dos Campeonatos de Portugal de pista ao ar livre, a 84.ª feminina. Inicialmente agendados para Lisboa, verificou-se que a capital não dispunha na atualidade de nenhum estádio onde se possa realizar o evento numa única pista.

As provas de marcha, na distância de 10.000 metros, serão realizadas na jornada de hoje (sábado), pelas 20:18 horas, tanto no setor masculino como no feminino. Na prova masculina (pistas 5 a 8) inscreveram-se 11 atletas, enquanto na prova feminina (pistas 1 a 4), estão assinaladas 15 atletas.

João Vieira, do Sporting Clube de Portugal, é a grande ausência dos campeonatos. Recordista absoluto de vitórias, o vice-campeão mundial dos 50 km marcha e que prossegue a sua preparação para os Jogos Olímpicos, nesta distância onde assegurou a participação por via dos mínimos estabelecidos pela WA, alcançou 20 títulos nacionais de Verão (20 e 10 km) no período de 1996 a 2000.

Ainda no setor masculino, onde a especialidade entrou pela primeira vez no programa dos campeonatos em 1979, com o triunfo de Paulo Alves nos 10.000 metros marcha em pista, apenas outros 6 atletas subiram ao lugar mais alto do pódio, com José Urbano a sagrar-se campeão em oito edições, José Pinto em seis, Hélder Oliveira e Sérgio Vieira em duas, José Magalhães e António Pereira em uma vez.

Com a ausência de João Vieira, campeão em título e o recordista nacional (e dos campeonatos) com 39:44.91, marca estabelecida na edição de 2001, um dado é certo. Haverá um novo campeão nacional.

Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, é uma das principais figuras da prova. Campeã em título, foi vencedora nas últimas seis edições, num total de dez títulos. A atleta algarvia, que já realizou os mínimos olímpicos nos 20 km marcha, detém o recorde nacional (e dos campeonatos) com o tempo de 43:08.17, marca realizada na edição de 2008. Outro dos nomes destacados na prova é o de Inês Henriques, do CN Rio Maior, que contabiliza cinco títulos.

A marcha feminina foi introduzida pela primeira vez no programa dos Campeonatos de Portugal em 1981. Paula Gracioso conquistou os quatro primeiros títulos nacionais, seguindo-se Ana Bela Aires, com três títulos e Isilda Gonçalves, com quatro. Depois, Susana Feitor reinaria durante muitos anos, conquistando treze títulos, onze dos quais de forma consecutiva, nos anos noventa e até 2004, vencendo pela última vez em 2007.