quinta-feira, 10 de junho de 2021

47.º Festival Internacional de Marcha amanhã, em Alytus, Lituânia

O cartaz do evento.

Alytus, cidade com cerca de 60.000 habitantes e que dista 100 quilómetros da capital, Vilnius, que foi palco, em 2019, do Taça da Europa de Marcha, vai receber no dia de amanhã mais uma edição (a quadragésima sétima) do Festival Internacional de Marcha Atlética (a primeira teve lugar 1975), com a realização de competições de 20 km masculinos, às 17:30 horas locais (10 km juniores masculinos), e cinco minutos depois com o tiro de partida a ser dado para os 20 km femininos (10 km juniores femininos). A anteceder estas terão lugar atividades atléticas para os mais jovens, em distâncias que variam entre os mil e os cinco mil metros, usualmente contando com uma participação elevada de atletas, num ambiente muito festivo.

A edição deste ano terá elevada participação e constituirá uma das últimas janelas de oportunidade para se realizarem mínimos olímpicos ou marcas que entrem nas 60 primeiras (três por país) que dão o acesso a Sapporo.

O Festival de Alytus está incluído no “European Athletics Race Walking Permit Meetings”, uma organização que terá no entusiástico Kastytis Pavilionis, presidente da Associação de Marcha Atlética da Lituânia, o seu principal mentor. 32 atletas na prova masculina e 29 na prova feminina, de 21 países, com origem nos cinco continentes, prometem uma competição de altíssimo nível técnico.

Consulte a lista geral de inscritos nas várias provas do programa, aqui.

Os juízes internacionais de marcha que vão atuar no prestigiado evento europeu, cuja certificação do circuito de um quilómetro esteve a cargo do medidor internacional (WA-AIMS – Grau A) Tadeusz Dziekunski (Lituânia), são Frédéric Bianchi (Suíça), juiz-chefe, José Dias (Portugal), Martín Skarba (Eslováquia), Stefan Alexandru (Roménia) e Janusz Krynicki (Polónia), com o nosso bem conhecido juiz lituano Aloyzas Bliüdzius a assegurar as funções de Assistente do Juiz-chefe. O Delegado Técnico, nomeado pela Associação Europeia de Atletismo, é o credenciado juiz internacional de marcha Jean-Pierre Dahm (França).

Os recordes da competição estão na posse de Yevgeniy Misyulya, da Bielorússia (20 km masculinos), com 1:20:33 (1995) e de Neringa Aidietyté, da Lituânia (20 km femininos), com 1:29:01.

As provas serão transmitidas via net, Live streaming [aqui], a partir das 17:00 horas locais (menos duas horas em Portugal continental).