quarta-feira, 1 de julho de 2020

No aniversário de Jefferson Pérez

Jefferson Pérez. Foto: Manuel Quizhpe/EL COMERCIO. Caricatura: La Mula
Montagem: O Marchador
Jefferson Pérez nasceu em Cuenca, no Equador, no dia 1 de julho de 1974, completando no dia de hoje 46 anos de idade, motivo pelo qual a equipa deste blogue saúda-o, enviando-lhe os PARABÉNS!

Considerado um dos melhores tecnicistas do mundo na marcha, senão o melhor, Jeferson Pérez iniciou-se na prática da especialidade aos 12 anos de idade, na sua terra natal, localizada a cerca de 2600 metros acima do nível do mar, inspirado nos feitos do seu compatriota Rolando Vera que na década de 80 era o melhor fundista sul-americano.

Em 1989, com apenas 14 anos de idade, foi campeão sul-americano no escalão Sub-20 e no ano seguinte surpreendeu com o terceiro lugar do pódio nos Campeonatos Mundiais Sub-20 que tiveram lugar em Plovdiv, na Bulgária, alcançando em 1992, em Seul, na Coreia do Sul, o título mundial na categoria.

Com vários títulos mundiais no seu currículo, foi nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, que alcançou a glória vencendo os 20 km marcha e tornando-se o mais jovem atleta (22 anos) a sagrar-se campeão olímpico, feito único na história do desporto equatoriano. Ao chegar ao seu país cumpriu a promessa de fazer uma caminhada de 459 quilómetros, entre Quito, capital do país e Cuenca, atravessando localidades situadas entre os 2.500 metros e os 4.800 metros de altitude.

Formado em Administração de Empresas e Engenharia, Jefferson Pérez, Herói Nacional do Equador, dá o seu nome a dezenas de escolas, ruas, avenidas e instalações desportivas do país. Lembrando às gerações de jovens do seu país o dia da conquista da medalha de ouro em Atlanta, o Governo do seu país celebra a 26 de julho de cada ano, o Dia do Desporto Equatoriano.

Muchas felicidades, Jefferson!