segunda-feira, 6 de julho de 2020

Jozef Pribilinec, no dia do seu aniversário

Jozef Pribilinec na atualidade, a caminho da vitória nos Jogos Olímpicos de Seul 1988
e com o seu treinador Juraj Bencík. Fotos: Ivan Čillík e ŠTARTFOTO/Slovak Athletic
Federation. Montagem: O Marchador
Hoje destacamos a figura do antigo campeão olímpico, Jozef Pribilinec, que comemora neste dia o seu 60.º aniversário, motivo pelo qual a equipa do blogue «O Marchador» envia-lhe os PARABÉNS.

Pribilinec que nasceu na Eslováquia, então integrada na antiga Checoslováquia, ganhou a medalha de ouro na prova dos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, com um novo recorde olímpico. A 23 de setembro desse ano, quem assistia, presencialmente ou pela televisão, à entrada na pista para percorrerem os metros finais da prova, os primeiros atletas, não pôde deixar de assistir a um grande e emocionante espetáculo com o marchador eslovaco surgindo na dianteira, a poucos metros do alemão Ronald Weigel, e a expressão da sua enorme alegria a cruzar a linha de meta, braços levantados, mãos no rosto.

O atleta eslovaco, que tem o seu nome gravado no Hall of Fame, é considerado um dos maiores desportistas da história do país, um dos dois atletas que conquistaram a medalha de ouro em Jogos Olímpicos, sendo que o outro é o também marchador Matej Tóth, que ganhou o ouro nos 50 km dos Jogos do Rio de Janeiro e que já o referiu por diversas vezes que a sua carreira na marcha foi inspirada por Priblinec, fator de grande motivação onde se inclui, repetidas vezes, a visualização do filme da prova de Seul.

Um nome ligado ao sucesso de Pribilinec é o do seu treinador Juraj Bencík, que sempre o acompanhou na carreira e que o conhecia muito bem, com ele traçando os caminhos, por vezes árduos e cheios de espinhos, para as suas memoráveis vitórias. Segredos? O antigo atleta entende que o talento e o trabalho intensivo, por si só não chegam, mas há que ter a seu lado um bom psicólogo e possuir uma forte mentalidade pode fazer toda a diferença.

Outros momentos marcantes na recheada vida desportiva de Pribilinec foi a primeira medalha de ouro nos Europeus Sub-20, em 1979, e os triunfos nos 20 km marcha da Taça do Mundo de Marcha, em Bergen (1983), momento em que bateu o recorde do mundo, ano em que pudemos presenciar ao vivo o fantástico despique com Marín no famoso Grande Prémio de L’Hospitalet, e nos Europeus de Atletismo, em Estugarda (1986).

E que faz o campeão eslovaco nos dias de hoje? Ele não nega que gostaria de treinar atletas já feitos levando-os a posições de destaque nos grandes eventos mundiais, mas, por outro lado, prefere dedicar-se agora à família, aos filhos, fruto do seu segundo casamento. Nos seus tempos de atleta, sempre em viagens para estágios e provas, raramente tivera a oportunidade de acompanhar os seus filhos nos momentos lúdicos. Agora, Nikolas, o seu filho de 10 anos de idade, parece estar a seguir os passos do pai participando em provas de marcha atlética. “É rápido e tecnicamente muito bom”, assim o definiu, Pribilinec, um pai baboso.

Fonte: Federação de Atletismo da Eslováquia