sexta-feira, 17 de julho de 2020

Jogos Olímpicos da Juventude foram adiados para 2026

Imagens: IOC. Montagem: O Marchador
Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, anunciou na manhã de anteontem (quarta-feira, 15), em conferência de imprensa, que a próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, reservados para atletas dos 15 aos 18 anos, inicialmente agendada para ter lugar em Dakar, no Senegal, em 2022, foi adiada para 2026.

A decisão foi tomada pelo Comité Executivo do COI, em conjunto com as autoridades políticas do Senegal (por iniciativa do presidente deste país) e tiveram por base a avaliação dos efeitos da pandemia do Covid-19 em todo o mundo, estando ambas as entidades conscientes da decisão que a medida causará em muitos jovens atletas que tinham o sonho de representar os seus países nos Jogos, apelando a que a World Athletics ofereça até 2026 uma experiência semelhante.

Adiando-se os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para 2021, esperando-se, entretanto, que a crise sanitária esteja debelada até ao início do próximo ano, o COI tinha programada a realização, num curto espaço de tempo, de outros dois Jogos Olímpicos – os referidos Jogos Olímpicos da Juventude, a realizar pela quarta vez depois de Singapura, em 2010, Nanquim, em 2014, e Buenos Aires, em 2018, e os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro de 2022.

Recordamos que no programa do atletismo dos Jogos Olímpicos da Juventude constam as provas de marcha na distância de 5.000 metros (pista), para os sexos masculino e feminino, e a participação de um máximo de 16 atletas, selecionados em função dos resultados obtidos nos eventos continentais.

Os Jogos Olímpicos da Juventude, agora adiados para 2026, e cuja decisão será apresentada na 136.ª Sessão do COI, que terá lugar no dia de hoje (sexta-feira), para ratificação, constituirão o primeiro evento desta natureza a ter lugar no continente africano. A cidade de Dakar foi votada unanimemente para acolher o evento no decorrer da 133.ª Sessão do COI, realizada em Buenos Aires, em outubro de 2018.