sábado, 25 de julho de 2020

Campeonato Nacional de Clubes – Fases de Apuramento 2020

Montagem: O Marchador
Tem lugar no dia de hoje (sábado) a fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes 2020, em pista ao ar livre, este ano devido à pandemia do coronavírus e às restrições impostas pela Direção-Geral de Saúde, num figurino competitivo bem diferente ao que estamos habituados, com a realização de provas em sete locais do país: Guimarães, Vagos, Marinha Grande, Lisboa (EUL), Faro, Ribeira Brava e Ponta Delgada.

Apenas um atleta por clube e por disciplina poderá participar. Relativamente às provas de marcha, serão realizadas na distância de 3.000 metros (masculinos e femininos) tendo sido fixados os mínimos de participação em 17.24,00 para os homens e em 19.00,00 para as senhoras, tempos que, igualmente, determinam o patamar mínimo para a pontuação da equipa.

O regulamento do evento determina que as provas de marcha serão realizadas “em sistema de contrarrelógio em perseguição tendo como referência partidas de 15 em 15 segundos até quatro atletas por série”. A ordem de partidas será realizada em função dos tempos dos atletas (na primeira posição o atleta com melhor registo) e caso o atleta perseguidor se aproxime a menos de 5 metros do atleta que lhe segue, deverá ultrapassá-lo de forma a manter duas pistas de intervalo, só regressando à pista 1 depois de possuir 5 metros de avanço o que, não cumprindo, de forma reiterada (o árbitro, aqui, decidirá…), poderá levar à desclassificação do atleta.

29 clubes, no setor masculino e 32 clubes, no setor feminino participarão no evento que determinará o acesso à I e II Divisão, sendo que, por serem os campeões em título, o Sporting Clube de Portugal (femininos) e o Sport Lisboa e Benfica (masculinos) estarão isentos de participar nesta fase, apurando-se diretamente para a I Divisão, que terá lugar no dia 15 de agosto.

As provas de marcha a realizar em Guimarães, Vagos, Marinha Grande, Lisboa e Faro, terão início às 19:40 horas (séries masculinas) e às 20:20 horas (séries femininas), na Ribeira Brava às 20:00 horas (masculinos) e às 20:20 horas (femininos) e em Ponta Delgada com início às 19:30 horas (ambos os sexos).

Na sequência dos resultados obtidos na Fase de Apuramento, disputada nas pistas já referenciadas, os clubes classificados nos 7 primeiros lugares disputarão a Final do Campeonato Nacional da I Divisão, enquanto os clubes classificados da 8.ª à 15.ª posição, a Final do Campeonato Nacional da II Divisão.

Toda a informação sobre o apuramento pode ser consultada no «site» da FPA, aqui.