terça-feira, 28 de julho de 2020

Atletas chineses de elite competem amanhã em Jinzhou

Marchadores chineses em preparação para as provas de amanhã em Jinzhou.
Fotos: Sina. Montagem: O Marchador
A Associação Chinesa de Atletismo vai levar a efeito no dia de amanhã (29) um conjunto de provas de marcha destinadas essencialmente aos 33 marchadores que fazem parte do grupo de trabalho da principal seleção do país, marcando deste modo o retorno à competição no país, depois do surto da Covid-19 que fez parar, desde março do corrente ano, toda a atividade atlética no país. 

Se para as competições internacionais, não só do atletismo mas de outras relevantes modalidades, que estavam agendadas para se realizarem este ano e onde, por norma, no caso da marcha, contariam com a presença de vários juízes internacionais de marcha, foram todas dadas sem efeito, por imposição governamental, as provas de amanhã constituirão um verdadeiro primeiro teste com vista à preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos, em 2021. 

A cidade de Jinzhou, na província de Liaoning, será o palco privilegiado das competições que se realizarão nas distâncias de 20 km (masculinos e femininos) e de 35 km (masculinos), contando com a presença de vários dos marchadores de top mundial, como são os casos de Liang Rui, Yang Jiayu, Lu Xiuzhi, Qieyang Shijie, Chen Ding e Wang Qin. Os atletas treinam-se no Centro Desportivo de Jinzhou Binhai e as provas realizadas sob estritas medidas de segurança sanitária. 

Com feito, a organização do evento que conta com o apoio direto das entidades governamentais de Jinzhou, envolvendo 13 departamentos especializados em várias áreas, exigirão que os atletas entreguem um certificado de Teste de Ácido Nucleico, realizado sete dias antes da prova (após o que tiveram que permanecer numa zona exclusivamente reservada para os mesmos), juntamente com um teste de aptidão física. A 24 e 25 foram submetidos a testes físicos. 

Os quatro grupos de marchadores convidados para o evento são provenientes de Panjin (Liaoning), Kunming (Yunnan), Tai’na (Shandong) e Changbai Mountain (Jilin) e estiveram sob orientação técnica dos treinadores Zhang Fuxin, Chen Helin, Sandro Damilano e Sun Lian. 

Cai Yong, vice-presidente da Associação Chinesa de Atletismo, esteve presente na inspeção dos trabalhos, analisando todos os relatórios que lhe foram apresentados e assegurando que todas as condições se encontram satisfeitas para o sucesso da iniciativa. 

A marcha atlética na China é a disciplina que maior número de medalhas deu a ganhar ao país em grandes competições internacionais nos últimos anos. Nos Jogos Olímpicos de 2012 foram cinco em nove, nos de 2016, quatro, e nos últimos Mundiais, em Doha, alcançou duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, todas nas provas femininas.

Fonte: Sports.sina.com.cn