domingo, 19 de julho de 2020

Comité Organizador dos Jogos Olímpicos confirma programa do atletismo

Foto: World Athletics. Montagem: O Marchador
No decorrer da 136.ª Assembleia do Comité Olímpico Internacional, que teve lugar esta sexta-feira (17), desta vez de forma virtual, foi anunciado que os locais destinados à realização das várias modalidades do programa olímpico Tokyo 2020, e o programa-horário, estabelecido para este ano, serão basicamente os mesmos para 2021.

As provas do atletismo terão o seu início no dia 30 de julho de 2021 (sexta-feira) e o seu término no dia 8 de agosto (domingo). As provas de marcha atlética, bem como as da maratona, terão lugar em Sapporo (Sapporo Odori Park), localizada na ilha de Hokkaido, no norte do Japão e cujas temperaturas, em média, são de cerca de seis graus abaixo das de Tóquio, por ocasião da realização dos Jogos, logo, oferecendo condições mais adequadas aos atletas. 

As provas de marcha serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto, com os 20 km masculinos agendados para as 16:30 horas locais (dia 5), os 50 km masculinos marcados para as 05:30 horas da manhã do dia 6, os 20 km femininos a terem início às 16:30 horas, também no dia 6.

No final de cada uma das provas será feita uma cerimónia envolvendo os atletas medalhados, mas as cerimónias oficiais, com todo o espetáculo a elas associado, terão lugar em Tóquio, no Estádio Olímpico, os 20 km masculinos no dia 6 e as outras duas no dia 7.