sexta-feira, 3 de julho de 2020

Confirmada suspensão de 4 anos para Guadalupe González

Guadalupe González. Foto: Octavio Gómez/Proceso
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) confirmou esta quinta-feira (2/7) o castigo de quatro anos aplicado em maio de 2019 pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) da World Athletics à vice-campeã olímpica nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, a mexicana María Guadalupe González Romero (Lupita González), devido a um controlo de dopagem positivo pelo esteróide anabolizante trembolona, em novembro de 2018.

A referida suspensão iniciou-se em 16 de novembro de 2018, com a anulação dos resultados obtidos em 2018, no período de 17 de outubro a 16 de novembro.

A atleta, que tinha recorrido para o TAS quando da decisão de suspensão inicial, alegando a ingestão de carne contaminada, uma situação não provada, viria a admitir ter faltado à verdade, pedindo desculpa por isso, quando ouvida em primeira instância, num processo que envolveu documentos falsos e cujo desfecho final ficou agora conhecido.

O Portal de Notícias «Proceso», da Cidade do México, em artigo sobre a matéria de autoria de Beatriz Pereyra, apresenta a Sentença do TAS [aqui].

Sugere-se ainda a leitura de uma outra peça publicada no mesmo portal em meados de junho, e da mesma autora, denominada «Lupita González, atrapada entre mentiras» [aqui].