segunda-feira, 27 de julho de 2020

Medalha de ouro de Sofia Avoila foi há 25 anos

Sofia Avoila em 1995 com a medalha de ouro dos Europeus Sub-20 e na actualidade.
Fotos: Montijo CDU e Sofia Avoila. Montagem: O Marchador
Foi a 25 de julho de 1995 que Sofia Avoila sagrou-se campeã europeia de juniores (Sub-20), título conquistado nos 5.000 metros marcha do evento realizado em Nyíregyháza, na Hungria, obtendo o tempo de 22:13.23, que constituiu recorde pessoal para a atleta do Montijo. 

Foi um inesperado e extraordinário feito para o atletismo português e, especialmente, no contexto da marcha, que apenas conhecera outra campeã no escalão jovem, Susana Feitor, que venceu os mundiais de 1990 e europeus de 1993. Sofia Avoila terminou à frente da russa Olga Panfyorova (22:24.95) e da alemã Jana Weidemann (22:30.90), ambas com recordes pessoais, numa jornada que ainda ficou marcada pelo muito bom resultado da rio-maiorense Isilda Jorge, que terminou na quinta posição.  

Treinada por Francisco Mariano (que não integrou a comitiva à Hungria), Sofia Avoila, que representava o Clube Desportivo do Montijo, ganhara experiência ao participar nos Campeonatos do Mundo de Juniores, em Seoul (1992) e 1994 (Lisboa). Enquanto sénior, representou Portugal nos 20 km marcha dos Campeonatos Mundiais de Edmonton, em 2001, e participou em quatro edições da Taça da Europa de Marcha e em outras tantas edições da Taça do Mundo de Marcha. 

Na histórica sessão comemorativa dos 25 anos da Marcha Atlética, realizada em 1999, na cidade de Santa Maria da Feira, foi nomeada uma das 25 personalidades que mais contribuíram para o prestígio da modalidade, homenageando-se justamente uma das atletas até então mais bem-sucedidas nesta disciplina do atletismo português. 

Á Sofia Avoila, que completará muito em breve (nesta quinta-feira) o seu 44.º aniversário, a equipa deste blogue deseja-lhe as maiores felicidades!