terça-feira, 12 de março de 2019

Nos 20 km marcha de Huangshan vitórias de Kaihua Wang e Shenjie Qieyang

A vitória de Shenjie Qieyang e os pódios dos 20 km em Huangshan.
Fotos: Sohu. Montagem: O Marchador

Na segunda jornada do Grande Prémio de Huangshan, ontem realizada, assistiu-se a duas excelentes provas de 20 km que proporcionaram resultados de topo mundial, na prova masculina com a participação de 121 atletas e na prova feminina alinhando à partida 69 atletas.

Nos 20 km masculinos, Kaihua Wang triunfou com a marca de 1:19:01, a nona prestação mundial do ano, atrás de 6 japoneses (neste aspeto Kobe, no Japão, lidera a lista dos maiores eventos do ano na especialidade com um score de 10.340 pontos), um russo e um sueco. Note-se que Wang, de 25 anos de idade, tem como melhor registo pessoal a marca de 1:17:54, estabelecida também em Huangshan, na edição de 2017. O pódio ficou completo com Zelin Cai (vice-campeão olímpico) na segunda posição com 1:20:38, e Xiaotong Lu, com 1:19:52, recorde pessoal.

Nos 20 km femininos Shenjie Qieyang mostrou encontrar-se em excelente momento de forma ao vencer a prova com o tempo de 1:25:37 (segunda melhor marca mundial do ano atrás da russa Lashmanova), a sua segunda melhor prestação de sempre depois de nos Jogos Olímpicos de Londres, com o tempo de 1:25:16 ter assegurado a medalha de prata. Segunda posição para Liujing Yang, com 1:27:15, e terceiro lugar para Quanming Wu, com 1:27:24, assumindo, ambas (com Qieyang), as posições cimeiras no plano mundial e com boas expetativas para Taicang, em maio próximo, onde tudo se decide com vista à escolha da seleção chinesa para Doha.

Num fim de semana de grandes resultados para a marcha atlética chinesa é de registar, uma vez mais, a aposta da federação em contar com a atuação de juízes do principal painel de especialistas da IAAF como foi o caso, neste evento, de Frédéric Bianchi (Suíça), Rolf Müller (Alemanha) e Anne Fröberg (Finlândia).