sexta-feira, 1 de março de 2019

Campeonatos de Marcha da Turquia, este domingo, em Izmir

Foto: Federação de Atletismo da Turquia. Montagem: O Marchador

Vão realizar-se este domingo (3 de março) os Campeonatos de Marcha Atlética da Turquia que vão ter lugar na cidade de Izmir, a terceira maior do país (a seguir a Istambul e Ancara), banhada pelo Mar Mediterrâneo e com uma população de cerca de 4 milhões de pessoas.

Num programa recheado de provas a realizarem-se durante todo o dia de domingo, destinadas a todos os escalões etários, destacam-se as competições de 35 km, às 14 horas (hora local), e 20 km, às 15 horas, ambas para masculinos e femininos.

O evento em Izmir integrada a lista oficial da IAAF de qualificação para os Mundiais de Doha num mês de março onde também estão incluídos os Campeonatos da China (Huangshan, 9/10), dos EUA (Tustin, 16), de França (Epinal, 17), de Espanha (Oropesa del Mar, 17), do Brasil (Balneário Camburiú, 17) e na Suíça o Troféu Lugano - Memorial Mario Albisetti (Lugano, 17).

A marcha atlética na Turquia tem surgido em grande plano, principalmente nos escalões mais jovens com desempenhos relevantes nas competições internacionais. Neste capítulo, uma das mais esperançosas e talentosas atletas turcas da atualidade dá pelo nome de Meryem Bekmez, já com um extraordinário curriculum. Foi campeã europeia Sub-18 em 2016 (Tbilisi), medalha de prata nos Mundiais Sub-18, em 2017 (Nairobi) e medalha de bronze nos Europeus Sub-20 nesse mesmo ano (Grosseto), com um intervalo de apenas 5 dias. No ano passado, no Mundial de Nações (Taicang) foi quinta classificada e vice-campeã mundial de pista (Tampere), ainda no escalão Sub-20.

Por a competição de Izmir se enquadrar no lote das que apurarão atletas para os Mundiais de Doha, a IAAF obriga à presença de, pelo menos, três juízes internacionais de marcha, no caso concreto, o português José Dias, a italiana Mara Baleani e a turca Gaye Bekler.