sexta-feira, 15 de março de 2019

Nomi (Japão) acolhe os Campeonatos da Ásia de 20 km marcha

O cartaz do evento em Nomi, no Japão.
Montagem: O Marchador

É este domingo que terá lugar a edição n.º 14 dos campeonatos asiáticos dos 20 km marcha, a terceira etapa do Challenge Mundial de Marcha que, com exceção da primeira edição disputada em Wajima (2006), tem tido sempre lugar na cidade japonesa de Nomi, cujo regulamento prevê a participação de um atleta por país. Na prova masculina há representantes de 15 países e na feminina de 12 países.

A par dos campeonatos asiáticos vão realizar-se os campeonatos universitários e os japoneses, aqui com uma larguíssima expressão tanto em termos numéricos como no plano qualitativo. O circuito é muito bom como se prova pelo recorde mundial aí obtido pelo japonês Yusuke Suzuki na edição de 2015 com o supersónico tempo de 1:16:36. Nos 20 km femininos o recorde dos campeonatos é pertença da chinesa Liang Rui, com 1:28:43, estabelecido na edição de 2016.

O evento é da responsabilidade da Federação de Atletismo da Ásia, assumindo a organização do mesmo a Federação de Atletismo do Japão, em colaboração com a Câmara Municipal de Ishikawa. É esperada a habitual supremacia dos atletas japoneses e chineses.

Lista de saída, aqui.